Analogias para Todos

Compreender analogias é uma importante competência de pensamento crítico envolvendo elementos cognitivos e linguísticos tais como identificar conceitos e perceber diferentes relações entre eles. Estabelecer comparações e semelhanças entre diferentes ideias requer também boas capacidades de abstração e raciocínio lógico assim como uma boa flexibilidade mental para sair dos quadros de pensamento habituais e explorar novos campos conceptuais até aí insuspeitos.

Uma vez que pensar por analogia implica também competências de pensamento criativo tais como o reconhecimento de padrões fora do comum e o relacionar de elementos que normalmente não estão relacionados (o que tem a ver uma chave com um telescópio?) temos aqui reunidos os elementos certos para um bom exercício de grupo onde as múltiplas competências dos diferentes elementos serão necessárias (experiência do mundo, conhecimento de várias disciplinas, competência linguística, perícia lógica, raciocínio abstracto, etc.). Individualmente nem todos somos bons em tudo, mas em grupo todos somos bons em muita coisa. Saber aproveitar o melhor que cada um tem para contribuir para o grupo é uma importantíssima atitude de Pensamento Crítico que importa cultivar com os nossos alunos.

Explicação

Começamos por explicar o que é uma analogia. Podemos dizer, por ex. que uma analogia é uma comparação que ajuda a entender algo usando coisas parecidas. Alguns exemplos muito simples:

O sorriso é para felicidade, como lágrimas são para tristeza.”; “A abelha é para flor, como pássaro é para ninho”; “As ondas são para o mar, assim como vento é para o céu.”; “O sol é para o dia, assim como a lua é para a noite.”

      Exercício

      1. Dividir as crianças em grupos de 3 ou 4 membros.
      2. Distribuir os cartões ou imagens dos oito elementos para cada grupo.
      3. Explicar que o objetivo do jogo é encontrar analogias entre os elementos e explicá-las.
      4. Cada grupo deve tentar criar o maior número de analogias entre os elementos.
      5. De seguida os grupos apresentam a analogia para os outros grupos, explicando por que escolheram aqueles elementos e qual é a relação entre eles.
      6. Os outros grupos podem fazer perguntas ou oferecer comentários sobre as analogias apresentadas.
      7. Repitir o processo até que todos os grupos tenham tido a oportunidade de apresentar suas analogias.

      Exemplo de analogia:

      • Elementos: Chave e Lupa
      • Analogia: Assim como uma chave abre portas, uma lupa amplia a visão.
      • Explicação: Tanto a chave quanto a lupa têm o poder de “abrir” ou “ampliar” algo. Enquanto a chave abre fisicamente portas, a lupa amplia nossa visão ao aumentar o tamanho dos objetos observados.

      Esse exercício não só ajuda as crianças a praticarem o raciocínio analógico, mas também promove a colaboração em grupo e a criatividade na formulação de conexões entre os elementos.

      Outro exercício de analogias aqui.

      Um pensamento sobre “Analogias para Todos

      Deixe um comentário