Pensar por Analogia

Uma analogia é um tipo de comparação, mas se numa comparação simples comparamos uma coisa com outra, numa analogia comparamos a relação entre pares de coisas.

Exemplo – Ele precisa do telemóvel como as plantas precisam de água.

Pensar por analogia é uma importante competência de Pensamento Crítico e este exercício procura tornar claro para os nossos alunos esse tipo de raciocínio indutivo.

Para isso recorre a um gráfico próprio para ilustrar analogias, o gráfico de pontes, que coloca frente a frente relações entre coisas ao mesmo tempo que nos diz que relações são essas.

Podemos começar por indicar uma relação e um par que a exemplifique. Os alunos devem depois completar as restantes “pontes”, ou seja, as restantes analogias.

Para tornar mais complexo o exercício podemos revelar dois pares diferentes tendo os alunos que descobrir qual a sua relação e completar as restantes analogias.

Podemos ainda sugerir uma relação e deixar que os alunos criem todas as analogias seguintes.

Quando nos certificarmos que os alunos compreenderam bem este processo (costumo pedir que se auto avaliem indicando com os dedos de 0 a 3 o seu grau de compreensão) podemos mostrar uma imagem apelativa, como aquela de água corrente que ilustra este exercício, e desafiá-los a criar uma analogia com base nela.

Nota final – este exercício é uma boa preparação para formas de raciocínio mais complexas como a interpretação de mitos e metáforas.

Deixe um comentário