FILOSOFIA COM CRIANÇAS

A Filosofia torna as crianças poderosas.

DSCF1080

Para quê fazer Filosofia com as crianças

O Diálogo Filosófico melhora as competências verbais e argumentativas das crianças. Ensina-as a ouvir com atenção os seus amigos, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.

A Filosofia cria uma verdadeira comunidade de comunicação dentro da sala de aula levando os alunos a viver experiências muito significativas  ao nível cognitivo, social e afectivo.

Além disso alguns estudos demonstram que a Filosofia com Crianças melhora os desempenhos dos alunos em disciplinas como o português (língua materna) e a matemática.

peripateticos

mail: tiomas@yahoo.com

Apresentação

Os Projectos JOVENS FILÓSOFOS (3º ao 9º anos) e FILÓSOFOS A BRINCAR (pré-escolar, 1º e 2º anos) são desenvolvidos por Tomás Magalhães Carneiro, professor de Filosofia com Crianças e fundador do Clube Filosófico do Porto e por Rui André Lopes, Assistente Social, professor de Filosofia com Crianças e formador na área do Diálogo Filosófico e do Pensamento Crítico.

Estes projectos, inspirados na filosofia dialógica de tradição socrática e nas propostas pedagógicas em Filosofia com Crianças de Mathew Lipman, Oscar Brenifier, Walter Kohan, Thomas Wartenberg, Peter Worley, Jason Buckley e Tim Kenyon visam desenvolver nas crianças competências de raciocínio, comunicação e socialização fundamentais.

Através do Diálogo entre os alunos procura-se fomentar a sua curiosidade natural trabalhando ao mesmo tempo a sua capacidade de verbalizar aquilo que pensam, de cooperarem na resolução de problemas e desenvolverem o seu espírito crítico e criativo face ao mundo. O exercício do Diálogo é uma excelente forma de se criar uma comunidade de investigação entre os alunos que, dessa forma, são naturalmente levados a ouvirem-se uns aos outros e a pensarem em grupo com a ajuda de um facilitador/filósofo sobre os problemas que vão surgindo nas diversas sessões de filosofia. O programa de Filosofia com Crianças é uma importante forma de os alunos desenvolverem auto-confiança, de perderem o medo de falar em público e de se esforçarem por compreender e ser compreendidos pelos outros.

flor_2-1

Contextualização

As sessões de Filosofia com Crianças que desenvolvemos enquadram-se no chamado paradigma socrático que atribui grande importância à aprendizagem cooperativa em “comunidade de investigação” através do diálogo entre os alunos. Segundo este paradigma todo o conteúdo das sessões deverá ser tratado pelos alunos, tendo o facilitador apenas a função de provocar e dirigir de uma forma subtil o questionamento filosófico e não ensinar ou divulgar as doutrinas dos filósofos. Segundo este modelo “socrático” de ensino  cabe inteiramente ao grupo o papel de clarificar e pensar filosoficamente os conteúdos da sessão, sendo que ao facilitador compete apenas zelar para que estejam presentes as condições que permitem ao grupo prosseguir a sua investigação.

Objectivos.

Durante um curso de Filosofia com Crianças procura-se que os alunos desenvolvam e pratiquem várias competências filosóficas tais como:

– Formular questões claras e pertinentes

– Desenvolver capacidades argumentativas e de pensamento crítico.

– Desenvolver o pensamento autónomo e criativo.

– Aprofundar intelectualmente as suas experiências particulares do dia-a-dia.

– Aprender a ter paciência e a “perder tempo” com os problemas com que se deparam não se precipitando para a primeiras conclusões.

– Compreender a importância de ouvir os outros, compreender e ser compreendido.

Tomás Magalhães Carneiro – Investigador IF, Universidade do Porto

Entrevista para o Blog da JoanaRSSousa

– Entrevista sobre FcC

– Filosofia com Crianças… em conversa!

PROJECTOS EM CURSO

Agrupamento de Escolas de Lousada

Colégio da Imaculada Conceição, Viseu

Centro Escolar de S. Miguel de Nevogilde, Porto (desde 2011)

Escola Infantil “A Flor”, Porto (desde 2008)

Colégio do Sardão, Vila Nova de Gaia (desde 2009)

Externato S. João de Brito, Porto.

OUTRAS COLABORAÇÕES

Colégio Novo da Maia (de 2013 a 2018)

Universidade Júnior do Porto, Oficinas “Jovens Filósofos” e “Filósofos a Brincar” (2008 a 2013).

Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova, Gondomar (ano letivo 2013/2014)

Colégio Luso-Internacional do Porto (CLIP), Porto (desde 2011)

Associação De Mãos Dadas, Rio Tinto (2011/2012)

Colégio Oceanus, Vila Nova de Gaia (2009/2010)

Fnac – Portugal “Fórum Miúdos” (desde 2010)

Câmara Municipal do Porto – Casa do Infante, projecto “Sair da Gaveta” (2012/2014)

Jardim de Infância “Chapéu de Palha” (2009/2011)

Cooperativa Fio de Ariana, Porto (2012/2013)

Jardim de Infância “O Barquinho”, Matosinhos (2009/2012)

Academia Studiosus, Porto (desde 2007/2014)

 

Anúncios

12 thoughts on “FILOSOFIA COM CRIANÇAS

    1. olá Cibele,

      não conheço nenhum curso on-line de FcC. O melhor que lhe posso fazer é remetê-la para os vídeos e exercícios que tenho aqui publicados no site (Link Caixa de Pandora) e pôr-me à sua disposição para ajudar no que souber/puder.

      Um abraço,
      Tomás

      1. Bom dai Tomás,

        Obrigada por ter me respondido. Tenho lido as atividades postadas por vc no site, são ótimas. A escola em que trabalho tem um material impresso para os alunos, que é de educação em valores. Minha dúvida é como vou avaliar, já que é uma escola formal e é atribuído ao aluno uma nota. Pensei em avaliar através de uma ficha com habilidades do pensamento e transformar em nota. Vc teria alguma sugestão ou um modelo de avaliação para 8, 9, 10 e 11 anos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s