Categorizar e Classificar

Ao categorizar estamos a criar grupos de coisas com alguma semelhança entre si. Por exemplo, o grupo das coisas naturais, o grupo das coisas inventadas pelo Homem, o grupo das coisas que se transformam, etc. Já classificar implica criar uma qualquer hierarquia dentro desse grupo. Por exemplo, do maior ao menor, das mais úteis às menos úteis e das mais rápidas às mais lentas.

Este exercício pretende estimular o pensamento crítico e criativo dos alunos nestas duas competências ao mesmo tempo que os incentiva a colaborar na resolução de problemas.

Exercício

1 – Dar aos alunos estas 12 imagens.

2 – Em grupos pequenos devem criar 4 conjuntos de 3 elementos (4X3) semelhantes e, dentro desses conjuntos ou categorias, inventar uma hierarquia qualquer que os classifique.

Ex: A tesoura, o rádio e a televisão foram feitos pelo Homem. A ordem indicada é a da antiguidade de cada objeto.

3 – Conforme o desempenho dos vários grupos podemos ir aumentando a dificuldade do exercício pedindo categorias cada vez maiores: 3X4, 2X6 e 1X12.

Neste último grupo, o mais difícil, os alunos devem encontrar algo que todos os elementos tenham em comum e criar uma qualquer hierarquia, ou ordem, entre eles. Para isso terão de exercitar-se numa forma de raciocínio criativo conhecido como pensamento lateral que é caracterizado, entre outras coisas, pela capacidade de se encontrar padrões pouco comuns entre os vários elementos.

4 – Esta é uma sessão sem um diálogo final organizado, mas podemos aproveitar o momento final de apresentação dos vários trabalhos dos grupos para irmos interrogando os alunos acerca dos critérios utilizados. Aqui estão alguns exemplos recentes: “Deus não criou as tesouras?”; “Tudo o que existe veio do sol?”; “Um rádio é mais útil que um carro?”; etc.

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