Criação de Quimeras – desenhos híbridos

Mitologicamente uma Quimera é um animal com características de outros animais (cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente). A criação de uma Quimera é um exercício criativo e lógico de síntese de vários elementos num todo mais ou menos coerente. Este exercício pretende desenvolver estas duas competências de Pensamento Crítico e Criativo ao mesmo tempo que envolve os alunos numa actividade divertida e colaborativa.

Objetivo: Estimular a criatividade e a capacidade de síntese ao combinar elementos de dois desenhos diferentes para criar algo novo e imaginativo.

Materiais Necessários: Papel, materiais de colorir (por exemplo, marcadores, lápis de cor). Criar com os alunos uma tabela de dupla entrada com 10 desenhos simples na linha horizontal e outros 10 na vertical. Desta forma os alunos serão capazes de criar pares únicos como por exemplo, Cão e Borboleta, Carro e Barco, Planeta e Árvore.

Passos:

  1. Escolher um Par: Os alunos escolhem um par de desenhos da tabela (por exemplo, Cão e Borboleta; Sol-Onda; etc.).
  2. Identificar Características: Em pequenos grupos os alunos discutem as características distintas de cada desenho do par. Por exemplo, um cão tem pelo, quatro patas e uma cauda, enquanto uma borboleta tem asas coloridas e antenas. O sol é redondo e quente, a onda é dinâmica e fresca.
  3. Imaginar a Quimera: De seguida os alunos devem imaginar e desenhar uma nova criatura, objeto ou cena que combine elementos de ambos os desenhos. Podem, por exemplo, desenhar um “cão-borboleta” com asas de borboleta, corpo peludo e uma cauda que lembra uma borboleta. Ou uma “onda-sol” onde os raios de sol chegam à Terra em forma de ondas refrescantes.
  4. Atenção: sintetizar não é adicionar ou, simplesmente,  justapor. Fazer uma síntese implica criar algo novo a partir de uma combinação ou superação do que já existe. Nem sempre é fácil fazer isto mas é neste sentido que devemos incentivar os nossos alunos a criar as suas quimeras pois, inicialmente,  serão tentados a, simplesmente, juntar os dois desenhos sem nenhum trabalho de criatividade e invenção.
  5. Adicionar Detalhes: Deixe a criança adicionar detalhes criativos à sua Quimera. Os alunos podem decidir sobre cores, padrões e quaisquer características adicionais que tornem a criação única e interessante.
  6. Refletir e Discutir: Após completar a tabela (ou parte dela), os alunos apresentam uns aos outros as suas criações híbridas.

Competências Cognitivas Estimuladas:

  • Criatividade: Ao misturar elementos de diferentes desenhos, o exercício estimula o pensamento criativo e a imaginação.
  • Síntese: A criança pratica a combinação de ideias diferentes numa totalidade ou generalidade que as unifica desenvolvendo assim as suas habilidades de síntese.
  • Resolução de Problemas: Desenhar um híbrido envolve resolver problemas para tomar decisões sobre como fundir características e criar uma composição (mais ou menos) harmoniosa.
  • Expressão: O desenho permite que a criança expresse as suas ideias visualmente e desenvolva as suas habilidades artísticas.

O exercício “Criação de Quimeras” é uma forma divertida e envolvente para as crianças explorarem a sua criatividade, pensarem fora da caixa e cultivarem um sentido de experimentação artística. Encoraja-as a abordar conceitos familiares de maneiras novas e imaginativas, promovendo um desenvolvimento cognitivo holístico.

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