Filojogo #41- Torres Bizarras

Bizarro é, normalmente, entendido como algo invulgar, excêntrico ou estranho, mas também tem o significado de elegante ou distinto. O objetivo deste Filojogo é que os alunos arrisquem defender ideias estranhas para, dessa forma, conseguirem construir elegantes torres com peças de madeira. Quem construir a torre mais alta vence, mas para isso têm de ganhar as peças para a construir e, para isso, tem de utilizar algumas das ferramentas de diálogo e de pensamento crítico que temos vindo a aprender ao longo do ano. (ver Filojogo “Conhecer as Ferramentas”)

1 – Dividir a turma em 4 grupos de 5/6 alunos

2 – Os alunos devem debater entre si (grupo) e com o resto da turma uma das questões sugeridas em baixo e acordar sobre que ferramenta de diálogo devem utilizar. (ver lista em baixo)

3 – Antes de usar a ferramenta o porta-voz do grupo (cargo rotativo) deve anunciar que ferramenta irão usar. Ex: “Vamos apresentar um argumento”, “Vamos criticar a ideia do outro grupo”, “Vamos fazer uma pergunta”, etc.

4 – Com a ajuda do professor os restantes grupos decidem se a ferramenta utilizada foi a correcta. Não interessa aqui se concordam ou não com o que foi dito, apenas devem ter em atenção se foi feito o que foi anunciado.

5 – Cada ferramenta tem direito a um certo número de peças de madeira (do jogo Jenga, por exemplo) que os alunos devem empilhar na vertical (ver imagem em baixo). Cada grupo apenas pode usar uma ferramenta de diálogo de cada vez e assim receber o número de peças que corresponde a essa ferramenta. (ver lista em baixo)

6 – Sempre que uma das peças da torre cair o grupo começa de novo esperando pela sua vez para usar a próxima ferramenta.

7 – O grupo que ao acabar a aula estiver com a torre mais alta é o vencedor. Acreditem que, desta vez, a maior parte da turma não vai querer que a aula acabe enquanto a sua Torre Bizarra não for a mais alta.

nota – como é difícil empilhar mais que 6 peças em torre os grupos terão de jogar com estratégia escolhendo as ferramentas a utilizar de acordo com o número de peças que estas dão. Os grupos têm de tentar empilhar todas as peças que receberem, assim por vezes poderão usar a ferramenta argumento pois esta dá apenas uma peça, outras a pergunta que dá três. Desta forma, enquanto brincam, os alunos começarão a perceber a diferença entre as várias formas de discurso e de pensamento e serão incentivados a usá-las com critério tendo que, por vezes, criar e defender ideias bizarras que não estariam dispostos a defender noutra situação.

Lista de Ferramentas e número de peças

Razão – 1 peça

Crítica – 2 peças

Exemplo – 1 peça

Contra-Exemplo – 1 peça

Pergunta – 2 peças

Analogia – 2 peças

Perguntas

  • Podemos saber como começou o mundo?
  • É possível saber se Deus existe?
  • É possível saber se há vida depois da morte?
  • A plantas podem pensar?
  • Podemos ter a certeza se a Terra é mesmo redonda?
  • mais perguntas em Mil e Tal Perguntas Filosóficas

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