Linha do Tempo

timeline

“Timeline” é um divertido jogo ideal para jogar com os amigos a seguir ao jantar. Mas com algumas adaptações podemos usar também em sala de aula com os nossos alunos.

Ao contrário do que parece não é tanto um jogo de memória e conhecimento de datas históricas mas mais de pensamento lógico e procura de ligações que façam sentido (ex. a bicicleta deve ter sido inventada antes da mota; a escrita veio antes da invenção do papel pois já se escrevia noutros materiais; a escova de dentes terá sido inventada antes ou depois da pasta de dentes?; etc.  Este é um jogo muito divertido que dará imensas oportunidades de discussão aos nossos alunos. É muito fácil de aprender e neste link pode encontrar uma breve descrição.

Podemos escolher jogar segundo as regras do jogo, formando 4 ou 5 equipas com um número ímpar de jogadores (3, 5 ou 7). Cada equipa será um jogador e a decisão sobre que cartas jogar terá de ser tomada democraticamente entre os membros da equipa, daí a necessidade de um número ímpar para evitar empates (mas se uma das equipas tiver de ficar com um número par de jogadores não há problema e os próprios alunos terão de decidir como resolver os empates.

A forma como podemos adaptar este jogo para a sala de aula é também muito fácil. Colamos com bostik uma das cartas no quadro com a data à vista e depois vamos mostrando uma carta de cada vez aos nossos alunos. Entre eles e respeitando as regras do diálogo terão de colocar a carta no local correcto da linha temporal.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s