QUE FUTURO?

Chegados a este ponto da evolução tecnológica será que estamos a perder algo importante daquilo que nos trouxe até aqui? Da nossa humanidade? Será que devemos continuar este nosso caminho de domínio sobre o planeta e o cosmos? Ou, pelo contrário, devemos “arrepiar caminho” e voltar um pouco atrás, até à nossa essência? Se sim, onde está essa essência?

Para levar os nosso alunos a pensarem sobre estas e outras questões de carácter, ao mesmo tempo, especulativo e ético podemos começar por lhes mostrar um breve trailer do mais recente documentário da National Geographic, “Origins: the jorney of humankind” (e com isto incentivá-los a vê-lo) e depois lançar-lhes os seguintes desafios:

Desafio 1: Em grupos de 4 a 5 alunos imaginem e discutam como será a humanidade daqui a 300 anos (sec.XXIV) e indiquem 5 coisas positivas e 5 coisas negativas dessa evolução.

Desafio 2: Encontrem uma consequência para cada um desses aspectos positivos e negativos.

Por ex: “No sec. XXIV as máquinas farão o trabalho das pessoas. Consequência: Teremos de arranjar maneira de ocupar milhões de pessoas sem emprego e sem nada para fazer.”

Desafio 3: Imaginas que tens uma alavanca com três posições (frente, meio e trás) representando a evolução tecnológica (frente), a estagnação tecnológica (meio) e o retrocesso tecnológico (trás).

Se pudessem escolher qual destas direcções dar à próxima jornada da Humanidade o que escolheriam?

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s