Consultório Filosófico: o Palito Ético

blue-button-for-webred-button-for-web

O nosso consultório filosófico recebeu recentemente a seguinte missiva do nosso leitor Jeremias Bento. Agradeço desde já aos doutores que possam, pro bono, ajudar a resolver esta questão acerca da legitimidade de forçarmos os outros a determinadas escolhas (que consideramos) eticamente correctas. Ou seja, se podemos obrigar os outros a fazer o que achamos correcto?

Caros Doutores Filósofos,

recentemente entrei num concurso de televisão que me propunha a seguinte escolha:

blue-button-for-web

premia o botão azul e ganhava instantaneamente um iate de luxo no valor de 800 mil €

ou

red-button-for-web

premia o botão vermelho e entregava 800 mil € para a construção de um hospital e uma escola num país do terceiro mundo. Obviamente premi o botão vermelho.

Mas não me fiquei por aqui. Quando os produtores do programa não estavam a olhar coloquei um palito (gosto de lhe chamar um “palito ético”) no botão azul para que mais nenhum concorrente depois de mim pudesse premir o botão azul. Com isto consegui que os 5 concorrentes seguintes, frustrados por não conseguirem premir o botão azul, premissem o botão vermelho construindo dessa forma 5 escolas e 5 hospitais.

Sai do estúdio contente comigo mesmo, no entanto quando, em casa, contei o sucedido ao meu companheiro Isaías Munique, este repreendeu-me por ter impedido aos restantes concorrentes uma escolha livre, mesmo desconfiando (acertadamente, como depois se verificou) que iriam premir o botão azul.

A pergunta que queria perguntar aos senhores doutores é:

“Foi ético usar o palito ético?”

Mais questões do Consultório Filosófico

Deixe uma Resposta

