DAR EXEMPLOS

montanha.jpg

Dar exemplos é uma importante “ferramenta mental” que devemos procurar que os nossos alunos dominem e se habituem a usar nos seus raciocínios.

Um exemplo ajuda-nos a tornar concreto e mais compreensível algo que mais abstracto e confuso. Ajuda-nos a explicar as nossas ideias aos outros mas, também a perceber melhor as nossas próprias ideias.

Uma forma de, durante um diálogo, levarmos os nossos alunos a darem exemplos é pedindo-lhes directamente para o fazerem:

  • “Podes dar um exemplo disso que estás a dizer?”
  • “Lembraste de algum episódio da tua vida quando isso aconteceu?”
  • “Consegues ilustrar essa ideia numa imagem para todos percebermos?”

Da mesma forma que um treinador de futebol antes dos jogos ensaia e treina de forma isolada algumas técnicas e jogadas específicas, também nós podemos treinar de forma isolada algumas técnicas antes dos diálogos. Dessa forma os nossos alunos estarão mais à vontade para o fazerem durante os diálogos, quando as coisas são “a sério”.

  1. Encontra exemplos que ilustrem as seguintes afirmações:

“Algo pode ser impossível mas, ainda assim, desejável.”

“Algo pode ser bom mas errado.”

“As pessoas podem ser livre mas, ao mesmo tempo, determinadas a fazer certas coisas.”

“Podemos ter a certeza de algo mas mesmo assim estarmos enganados.”

“Podemos não dizer a verdade mas, ao mesmo tempo, não estarmos a mentir.”

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s