A INVENÇÃO DO AMOR

Uma animação de Andrey Shushkov sobre uma “história de amor do mundo das porcas e dos parafusos” que pode levantar interessantes questões sobre a tensão natureza/civilização, a poluição, o materialismo e a nossa relação com as coisas, a inteligência e a identidade das máquinas, etc.

Esta sessão começa por pedir aos nossos alunos um exercício de interpretação e síntese do filme (perguntas 1, 2 e 3) em jeito de preparação para depois os lançarmos em plena discussão filosófica com mas perguntas 4 e 5.

  1. Resume o filme em 3 frases.
  2. Qual o tema do filme (1 palavra)?
  3. Por quê o título “A invenção do amor?”

Tendo em conta as respostas que os alunos nos derem poderemos propor diferentes perguntas para o diálogo. Numa aula com alunos do 1º ano (6, 7 anos) os temas que mais surgiram foram o “amor” e as “máquinas” e, tendo em conta esses temas, coloquei-lhes as seguintes perguntas.

  1. Podemos amar uma máquina?
  2. Uma máquina pode amar?
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s