FILOSOFIA NO WESTWORLD 1

A nova série do canal HBO é mais uma daqueles programas que, mas cedo ou mais tarde, aparecerá numa qualquer antologia do género “A filosofia de…”

Westworld é um parque temático onde os figurantes são robôs humanóides, indistinguíveis à primeira vista de seres humanos, que possuem Inteligência Artificial que se aproxima, aos poucos, do limiar da consciência. Não posso avançar mais nada sem estragar a surpresa de quem ficou com vontade de ver a série.

Segundo um “call for abstracts” para uma dessas antologias Westworld aborda problemas que vão da natureza Humana à natureza das máquinas, da consciência à inteligência artificial, do egoísmo, ao masculinismo, dos direitos humanos ao direito das máquinas, da virtude ao pecado, da realidade dos sonhos à realidade da própria realidade, da morte à criação da vida.

E dos poucos episódios que já pude ver já deu para perceber que podíamos fazer todo um curso, ou ano lectivo, apenas em torno de excertos de episódios desta série.

Para a aula de hoje com os meus alunos, dos muitos temas à disposição, resolvi explorar o do “conhecimento de si” começando por lhes mostrar o genérico da série (em cima) depois de uma breve explicação das suas “linhas gerais”.

Em seguida os alunos viram um pequeno excerto do segundo episódio (em baixo) em que dois convidados recém-chegados ao parque nos dizem que a experiência que se preparam para viver é bem mais que uma simples viagem de lazer, mas uma verdadeira exploração do “eu”, uma viagem de auto-conhecimento, uma aproximação aos limites de cada um. “This place makes you discover who you really are.”

Depois de verem este excerto as duas perguntas em baixo permitem colocar o diálogo no plano puramente filosófico.

 

1- Sabemos quem realmente somos?

2 – Queremos saber quem realmente somos?

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s