GANHAR OU PERDER

Muhammad Ali vs Sonny Liston, 1965 World Heavyweight Title

Imagens como esta fazem parte da nossa dieta habitual de ideias feitas e raramente postas em causa. Imagens que dizem coisas como “ganhar é melhor que perder”, “ser um vencedor é melhor que ser um vencido”, “a glória é superior à humilhação”.

Como pôr certezas destas em causa? Porquê pô-las  em causa? Mas… porque não pô-las em causa?

Afinal saber pensar não é simplesmente repetir de forma automática ideias feitas que “todos sabem que é verdade”. Como podemos saber se alguma coisa é verdade se nunca verdadeiramente pensamos sobre ela? Alguma vez pusemos em causa se a derrota é melhor que a vitória? Se Liston (Sonny) foi mais feliz que Ali (Muhammad) por ter perdido este combate?

Pensar por que motivos (ou por que motivos) “perder é melhor que ganhar” é o objectivo deste exercício.

1- “É melhor ganhar ou perder?”

Aqui os alunos deverão escrever num papel a sua resposta dando um argumento com apenas uma razão. Ex: É melhor ganhar pois a vitória faz-nos sentir melhor.

É de esperar que nenhum (ou muito poucos) dos nossos alunos defendam que é melhor perder, no entanto alguns poderão fazê-lo, sobretudo aqueles mais habituados às “armadilhas” dos nossos diálogos filosóficos.

Depois de ouvirmos algumas respostas dos alunos, a  próxima pergunta deverá levá-los a “pensar o impensável“, ou seja, a pensar o contrário daquilo que habitualmente pensam. Na verdade agora é que, libertos do peso e da rigidez do hábito, os nossos alunos estarão verdadeiramente a pensar.

2 – “Em que é que é melhor perder?”

Os alunos voltam a escrever num papel a sua resposta dando um argumento com uma razão. Ex: É melhor perder pois a derrota dá-nos uma oportunidade de nos superarmos.

3- Para terminar podemos reservar o final da aula para um breve diálogo em torno da primeira pergunta (agora liberto das concepções rígidas iniciais) ou, em alternativa, podemos pedir aos alunos que escrevam um pequeno ensaio argumentativo (pg.6) em torno dessa mesma pergunta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s