A ÁRVORE DA VIDA

arvoredavida

Uma ilustração como esta é garantia de uma muito rica sessão de filosofia com os nossos alunos. Aqui podemos ver que fazemos parte de uma grande família animal.

Apesar de mesmo os nossos alunos mais novos serem capazes de dizer que somos “animais” (que é diferente de saber que o somos) e que nos distinguimos dos restantes por sermos “racionais” estes dois conceitos têm muito ainda por explorar.

Uma boa forma de começar esta sessão é começar por perguntar

1- O que encontram de interessante neste desenho?

Desta forma os alunos vão explorando em conjunto não só os diferentes animais representados mas também as relações entre eles, as diferentes arrumações categoriais apresentadas, etc.

Em seguida podemos perguntar

2 – O que fazem os Seres Humanos neste desenho?

Muitos alunos dirão que “também somos animais” e aí deveremos procurar que justifiquem essa ideia: “Por que também respiramos”, “Por que evoluímos de outros animais”, “Por que comemos”, “Por que nos movimentamos”. Por esta altura podemos (dependendo da idade dos nossos alunos) ir levando os alunos a contestar cada uma das razões apresentadas: “As árvores respiram e não são animais”, “Podíamos ter evoluído para outra coisa qualquer que não um animal”, etc.

A meio caminho do fim da sessão é altura de perguntarmos

3 – O que nos distingue dos restantes animais?

É aqui que começam a surgir ideia interessantes como “Nós falamos”, ou “Somos racionais, pensamos, enquanto os animais não.” Como é fácil de perceber estas últimas asserções, que surgem quase invariavelmente são extremamente apetecíveis de serem problematizadas e criticadas pelos alunos dando lugar a interessantes diálogos como o que vos deixo em baixo (um pequeno excerto de uma aula de hoje com alunos do 4º ano)

-“E os outros animais não falam?”

– “Sim, falam na sua língua.”

-“Os outros animais não pensam?”

-“Sim, o leão, por exemplo, tem de pensar para caçar as suas presas.”

-“Sim, mas os seres humanos pensam melhor.”

-“Os seres humanos são capazes de pensar duas ou mais vezes antes de agir enquanto os animais agem logo.”

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s