FILOSOFIA GO!

Inspirado na recente febre do jogo Pokémon Go, e como não me apetece andar por aí à caça de bichinhos virtuais, mas apetece-me andar por aí, criei uma nova modalidade filosófica: a Filosofia Go!

Trata-se de sair à rua e, armados com a câmara do telemóvel, capturar “Filocoisas”, objectos filosóficos que encontremos por ai.

“Filocoisas” são objectos ou situações que nos fazem pensar mais além deles próprios.

Aqui estão algumas capturas que fiz hoje passeando pelas salas do meu colégio. No próximo ano lectivo espero contaminar os meus alunos com este novo jogo.

1 – Mala deixada no chão.

Uma mala deixada no chão é um objecto abandonado. Só abandonamos aquelas partes do mundo que fazem parte de nós e não as que já não nos fazem falta. Filhos, animais e carteiras abandonam-se. Frigoríficos, torradeiras e TV´s deitam-se fora.

Uma carteira faz parte de nós pois é uma sobra de eu, um acrescento da minha identidade. Eu não sou apenas o meu corpo e o meu espírito. Eu sou também algumas das minhas coisas. Há, assim, um Eu corporal, um Eu espiritual e um Eu material composto por essas coisas a que dou valor.

Há algo de estranho em ver uma carteira assim abandonada. Uma carteira abandonada é sempre uma situação temporária, uma suspensão da acção. Sabemos que não ficará assim muito tempo. Como um iman, uma carteira abandonada atrai ou repele. Repele as pessoas e os corpos, se acharmos que dentro tem explosivos, ou outra coisa perigosa. Atrai as pessoas e os corpos se acharmos que tem algo de valor. 

Mais “Filocoisas” aqui.

 

 

Deixe uma Resposta

