LUÍS I – O REI DAS OVELHAS

E se um golpe do destino pusesse um reino aos teus pés?

Foi o que aconteceu à ovelha Luís quando, numa colina ventosa, uma rajada de vento levou até si uma coroa dando início assim ao seu reinado como Luís I, rei das ovelhas.

Rapidamente Luís I foi adquirindo tiques e vícios de déspota acabando por expulsar do “reino” todas as ovelhas que não se parecessem consigo.

Até que, por outro golpe do destino, uma nova rajada de vento retira a coroa da cabeça de Luís I, o rei das ovelhas que voltou a ser a ovelha Luís novamente.

Esta é uma bela fábula que nos fala de Poder (ganhar, perder e exercer o Poder), de Justiça e Injustiça e de como num momento podemos estar em cima dos outros como logo a seguir voltamos a estar por baixo.

As lutas pelo poder são uma constante entre as crianças e talvez o mau uso e abuso de poder que tantas vezes vemos em tantos adultos tenha a sua origem numa infância  em que essas lutas pelo poder ficaram mal resolvidas. Um motivo mais para que esta história de uma ovelha embriagada pelo súbito poder que lhe caiu em mãos (aos pés) seja uma boa fonte de reflexão e diálogo com as nossas crianças.

 

Alguns exercícios e perguntas para pensarmos sobre esta história:

 

IMG_4460 (1)

Levar uma coroa de Rainha/Rei para a sala e deixar que os alunos a ponham à vez levantando-se do seu lugar para falar e permanecendo de pé enquanto os seus amigos “discursam”.

1 – O que farias se fosses Rainha / Rei

Esperar que muitos alunos, sobretudo os mais novos, revelem a sua faceta mais egocêntrica neste exercício.

Começar a ler a história e incutir a seguinte dinâmica. Todos os alunos começam a ouvir a história de pé (já sem encontram de pé devido ao exercício anterior) e devem sentar-se quando acharem que devem responder “não” à seguinte pergunta:

2 – A ovelha Luís merecia ser rei?

Quase de certeza começaremos com todos os alunos de pé e acabaremos com todos os alunos sentados. Quando os interrogarmos do “porquê” e “quando” se sentaram os alunos irão seguramente verbalizar os abusos de poder perpetrados pelo déspota Luís I .
Uns irão sentar-se apenas no final da história quando Luís I expulsar do seu “reino” algumas ovelhas do rebanho por serem “diferentes”. Outros logo no início pois consideram que a forma como a ovelha Luís tomou o poder, por algo tão fortuito como uma rajada de vento, não é justa logo Luís não merece ser rei.

 

Nesta altura alguns alunos já terãoreparado que o comportamento de Luís I não é muito diferente do que alguns dos seus colegas anunciaram e quererão expressá-lo.

Para muitos será ainda o primeiro contacto que tiveram com a ideia de que talvez seja necessário que alguém exerça o poder, que alguém mande e outros obedeçam. Uma pergunta que pode levar o grupo a pensar sobre esta questão é a seguinte:

3 – Quem deve mandar:

  • Um Rei
  • Todas as pessoas
  • Ninguém

Ao ter de escolher entre uma destas opções os alunos serão levados a pensar sobre questões como a organização da sociedade, as regras necessárias a essa organização e a necessidade de alguém zelar pelo seu cumprimento, assim como sobre o direito e as virtudes necessárias a quem exerce esse poder.

Uma boa pergunta que nos ajudará a sintetizar o diálogo e a assumir uma atitude mais pessoal sobre a questão do poder é a seguinte:

4 – É bom mandar?

Alguns alunos continuarão a dizer que sim, pois o poder dá-nos liberdade de escolha mas alguns terão entretanto percebido a armadilha que o poder pode representar se for mal exercido, podendo mesmo mudar a nossa personalidade afectando negativamente “aquilo que somos”.

Título: Louis I – King of the sheep

Autor/Ilustrador – Olivier Tallec

Pode encomendar este livro na Livraria Flâneur

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s