QUARTA-FEIRA

Um círculo cor de laranja e um quadrado azul juntam-se todas as quartas-feiras para jogarem o seu jogo favorito. Um nomeia uma coisa e os dois têm de se transformar nessa coisa. A brincadeira começa bem com os dois a transformarem-se em cogumelos e flores, mas depois o grande quadrado azul, mais versátil pois têm ângulos, vértices e superfícies planas, começa a tomar formas que o pequeno círculo não consegue acompanhar: “uma vedação, um papagaio, um pinheiro, uma casa, etc.” É aqui que a brincadeira acaba e vai cada um para o seu canto. Até que o círculo tem uma ideia.

“Vamos construir algo em conjunto.”

Sabemos que um bom enredo tem a capacidade de nos levar a simpatizar com as personagens retratadas, mas é surpreendente ver as crianças a sentirem pena dos dois amigos que se zangam e afastam pois um não consegue brincar com o outro, a darem sugestões do que devem fazer para se voltarem a aproximar e (spoiler alert) a se alegrarem quando finalmente o fazem. Sobretudo quando esses dois amigos não são pessoas ou animais com corpo e espessura com os quais facilmente nos identificamos, mas antes anódinas figuras geométricas.

Esta é uma história que nos fala de fazer e manter amigos e da importância de nos preocupar-nos com os limites e vontades do outro. A solução encontrada pelos dois também nos mostra como uma boa amizade nos pode tornar mais fortes ajudando-nos a ultrapassar essas nossas limitações.

Tudo coisas que dizem muito às crianças que vivem constantemente e intensamente situações de conquista e perda de amigos, de capacidade e incapacidade de brincar com o outro, praticamente a cada intervalo da escola.

 

 

Algumas perguntas para pensar:

1.Por que foi “cada um para seu lado”?

Esta é uma pergunta de interpretação do texto e é um bom ponto de partida para o nosso diálogo uma vez que é relativamente fácil de responder, mesmo pelas crianças mais inseguras e geralmente menos participativas. Ainda assim é de esperar alguma controvérsia quanto às causas da zanga.

2. De quem foi a culpa de se terem zangado?

Depois de explorarem várias razões para a zanga é altura de apurarmos responsabilidades. Esta pergunta leva os alunos a assumirem um posicionamento moral sobre o comportamento de cada uma das personagens. O quadrado será acusado por alguns de egoísmo, para outros o círculo amuou sem razão e devia ter -se esforçado mais para acompanhar o quadrado. Para muitos a culpa é dos dois.

3. O círculo e o quadrado ainda são amigos?

Esta é já uma pergunta que leva as crianças a reflectir sobre o conceito de amizade. Por exemplo se uma amizade pode ser intermitente (admite períodos de recuo) ou se tem de ser contínua (apenas com uns momentos bons e outros menos bons). Podemos ilustrar estas duas noções de amizade com uma linha contínua

a) _______________

e uma linha intermitente

b) ____     _____     _____     _____

e perguntar algo como:

3. A amizade é contínua (a) ou intermitente (b)?

O livro termina com esta imagem muito sugestiva sobre a qual podemos perguntar:

4. O que significa esta imagem?

Preparem-se para, consoante a maturidade e desenvolvimento dos nossos alunos, ouvirem respostas como “o quadrado emprestou a boca ao círculo” ou tiradas mais filosóficas como “para sermos amigos temos de dar um pouco de nós aos outros”.

Podem comprar/encomendar este livro na Livraria Flâneur no Porto.

Sessões de continuidade:

  • Pedir às crianças joguem o jogo preferido do quadrado e do círculo e que desconstruam círculos e quadrados em partes mais pequenas e com essas partes construam algo. Aqui têm alguns exemplos dos alunos dos 5 anos da Educadora Carina no Colégio Novo da Maia.

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