A BALEIA_III (> 8 anos)

Depois de experimentar esta sessão com vários grupos de diferentes idades surgiram outras possibilidades de trabalhar esta história numa sessão de FcC. Aqui sugiro um exercício para os maiores de 8 anos.

 

Com os alunos mais velhos e em grupos mais maduros tenho notado que as potencialidades desta história (aberta a muitas leituras) são mais “espremidas” quando deixamos que todos pensem livremente sobre ela, que escolham o tema e façam as perguntas eles mesmos. Desta forma tenho encontrado ideias e temas que me escaparam nas minhas leituras desta história.

  1. Depois de lermos a história toda, sem paragens, pedimos que cada aluno escreva no seu caderno aquele que consideram ser o tema da história. Devem usar apenas uma palavra (ex. solidão, amizade, reencontro, perda, etc.). Estamos, dessa forma, a trabalhar a sua capacidade de síntese.
  2. Em seguida os alunos movimentam-se livremente pela sala tendo de ler pelo menos 5 ideias diferentes da sua. Devem escolher uma destas.
  3. Os alunos lêem em voz alta a ideia que escolheram. Registamos no quadro a ideia mais escolhida. Está encontrado o tema da sessão.
  4. Os alunos fazem perguntas (7 a 10 perguntas) sobre o tema escolhido (relacionadas com a história ou mais gerais), registamos as perguntas dos alunos no quadro e damos inicio ao diálogo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s