A BALEIA II (6_7 ANOS)

Depois de experimentar esta sessão com vários grupos de diferentes idades surgiram outras possibilidades de trabalhar esta história numa sessão de FcC. Aqui sugiro um exercício para os nossos alunos de 6 e 7 anos.

1.Ler até à página 4. Pergunta 1: “Como deveria sentir-se o Noé quando o pai ia trabalhar o dia todo no seu barco?

2.Pergunta 2:”Estar sozinho é bom ou mau?”

Em princípio alguns alunos dirão que estar sozinho “é mau pois não temos ninguém para brincar”, ou “é mau pois podemos magoar-nos e não está lá ninguém para nos ajudar”, enquanto outros responderão que “é bom estar sozinho pois podemos fazer o que quisermos”, ou “é bom quando estamos tristes”. É esta divergência de ideias que, nesta fase, nos interessa cultivar de forma muito intensiva, para que os nossos alunos comecem a perceber que é aqui que podem encontrar a riqueza das nossas sessões. É por esta altura que muitos alunos começam a descobrir com agrado que uma opinião diferente da sua é uma coisa refrescante e agradável e, por isso, algo a procurar e a cultivar e não a evitar e a desprezar como a maioria de nós está habituado. Estão aqui as sementes do diálogo e do pensamento.

3. Ler até à página 10. Pergunta 3: “O que o Noé deve fazer à baleia?”

4. (opcional) Pergunta 4″Por que é que o Noé levou a baleia para casa?”

5. Ler até ao fim. Pergunta 5: “De que nos fala a história?”

Neste ponto tenho achado útil colocar as seguintes hipóteses “que outros alunos me têm dito”, digo-lhes:

  • “Solidão”
  • “Amizade”
  • “outra coisa qualquer”

Ao sugerirmos dois conceitos possíveis estamos, ao mesmo tempo, a colocar os nossos alunos no campo dos conceitos abstractos (os que nos interessam para um diálogo filosófico rico) evitando assim que os temas escolhidos sejam “Um baleia”, “Um menino”, etc. E ao darmos espaço para que escolham eles mesmos outros conceitos – “outra coisa qualquer” – estamos a deixar que nos surpreendam com ideias e temas para nós insuspeitos.

6. Em jeito de síntese, ou de registo da aula, podemos sugerir (nesta ou noutra sessão) que os alunos encontrem um objecto ilustrado na história que simbolize alguns dos temas sugeridos na Pergunta 5. Assim, para um aluno “a almofada à janela na página 4 simboliza a Solidão pois o Noé devia esperar lá deitado que o pai regressasse a casa”, ou o “carrinho de mão simboliza a Amizade pois o Noé está a tentar ajudar a baleia, como os amigos se ajudam uns aos outros.”

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s