A MAIOR FLOR DO MUNDO

Numa sessão de Filosofia com Crianças é muito importante conseguir interessar e motivar os alunos para o Diálogo. O Cinema de Animação dá-nos uma fonte quase inesgotável de histórias, situações, personagens, imagens, cenários, etc. que muito facilmente captam o interesse das crianças (e adultos) e nos permitem criar o contexto ideal para uma sessão de Diálogo e reflexão rica e estimulante com os nossos alunos.

Ao mostrarmos aos nossos alunos um filme (no computador ou Ipad) podemos fazer “pause” em qualquer altura para lançarmos uma pergunta que dê início a um curto Diálogo sobre determinada passagem da história ou perguntar aos alunos o que acham que vai acontecer a seguir. Podemos também “voltar atrás” e pedir uma explicação ou um esclarecimento sobre o que foi feito ou dito pelas personagens. Esta é uma forma dinâmica de, através de perguntas bem dirigidas*, levarmos as crianças a atingirem importantes objectivos educativos como o desenvolvimento de um raciocínio claro e articulado, a interpretação de histórias e acontecimentos e a capacidade de imaginar possibilidades mais ou menos realistas sobre o que irá acontecer a seguir.

Segue uma lista de algumas perguntas* que podem ser colocadas durante uma sessão de Filosofia com Crianças sobre o conto A Maior Flor do Mundo de José Saramago adaptado para cinema de animação por Juan Pablo Etcheverry.

45´´ (Pausa)

– Que bichinho é este?

– Por que é que ele está a empurrar aquela bola?

– Por que é que a caixa tem buracos?

2´ (Pausa)

– Para onde é que o menino leva o “bichinho”?

– Acham que lhe vai fazer mal? Porquê?

2´35´´

– O que aconteceu aqui? (os pais ignoraram o filho)

– Por que é que os pais às vezes fazem isso?

2´50´´

– Por que é que o “bichinho” fugiu?

– Para onde vai o “bichinho”?

2´55´´

– Acham que menino vai saltar o muro? Porquê?

– Acham que ele deve saltar o muro? Porquê?
3´40´´

– O que há deste lado do rio? (Um estaleiro de obras) E do outro? (Uma floresta)

– Acham que ele vai atravessar o rio? Porquê?

– Acham que ele deve atravessar o rio ou voltar para trás? Porquê?

5´20´´

– Como é que estava a Flor que ele encontrou no cimo do monte?

– Por que é que estava assim?

– O que acham que o menino vai fazer?

6´40´´

– O que aconteceu à Flor?

– Todas as Flores crescem assim tanto quando lhes damos água?

– Por que é que esta Flor cresceu tanto?

– Por que é que o menino estava cansado?

– O que é que a Flor deu ao menino?

– As Flores dão-nos coisas? O quê?

Fim

– O que achas que os habitantes da aldeia vão fazer à Flor?

– Que nome darias a esta história?

 

* Para uma caracterização dos diferentes tipos de perguntas que o professor deve usar na moderação de uma sessão de Filosofia com Crianças ver aqui.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s