O MANDARIM

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Lembram-se de “O Mandarim” do Eça de Queirós? A história de um homem, Teodoro, que vivia de forma modesta e foi desafiado pelo Diabo a carregar numa campainha. Ao fazê-lo automaticamente mataria um mandarim riquíssimo que vivia nos confins da China Imperial herdando, depois disso, toda a sua fortuna. Se nunca o revelasse a ninguém esse seu acto nunca seria descoberto. Eça encontrou inspiração para este obra no “paradoxo do mandarim”, um dilema moral bastante popular na sociedade do século XIX formulado por Chateaubriand.

“Tocarias a campainha?” é a pergunta que dá corpo ao dilema. Como dificilmente vamos conseguir que os nossos alunos admitam publicamente que tocariam a campainha e, como além disso, não é o propósito deste exercício moralizar os nossos alunos culpabilizando-os ou congratulando-os por qualquer uma das escolhas que tomem, criamos um mecanismo que cobre de anonimato as suas escolhas: o voto secreto.

  1. Levamos para a aula uma caixa e papéis que sirvam de “boletins de voto” (nota: os papeis devem ser todos iguais para que não sejam identificados. Também podemos simular uma mesa de voto).
  2. Apresentamos o “paradoxo do mandarim” contextualizado no conto de Eça.
  3. No seu “boletim de voto” os alunos escrevem “sim” ou “não”. Não mostram a ninguém a sua escolha e colocam-na na caixa.
  4. Registamos os “sim” e os “não” numa folha de forma a que só nós vemos o resultado. Desta forma criamos algum suspense na turma.
  5. Tocamos a campainha o número de votos que tivermos obtido a favor do sim.
  6. Pergunta 1: “O que era correcto fazer?”
  7. Pergunta 2: “Por que é que as pessoas nem sempre fazem o que é correcto?” Esta pergunta pode levar a interessantes diálogos sobre a honestidade das pessoas e as suas motivações para agir de determinada forma.
  8. Pergunta 3: “A coberto do anonimato somos melhores ou piores pessoas?”

 

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