SIGNIFICADOS

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Esta é uma das “aventuras para pensar” que retirei do livro “40 Lessons to get Children Thinking” do Peter Worley. Experimentei recentemente com algumas das minhas turmas do 4º ano e funcionou na perfeição.

O objectivo deste exercício é levar os nossos alunos a pensar, de uma forma dinâmica e criativa, sobre o que é uma frase, o que faz de um conjunto de símbolos uma frase e como é que as frases ganham significado.

Ao clicar na imagem podem ver um vídeo deste exercício dinamizada pelo próprio Peter Worley. Uma vez que usei este exercício como uma espécie de “motor de arranque” do pensamento no início da aula a sessão aqui proposta é bastante simples contendo apenas a sua estrutura básica. Se pretenderem desenvolver uma sessão completa (45 min. a 1 hora) aconselho a utilizarem as estratégias e adereços que o Pete usa na sua sessão.

Como

  1. Escrever no quadro uma série de sinais (com uma turma do 4º ano usei aleatoriamente um triângulo, uma espécie de alter, um quadrado, o sinal de igualdade (=) o número 1 e a letra Y)
  2. Pergunta 1: “Isto faz sentido?” (esperar por um rotundo “Não!”)
  3. Pergunta 2: “Isto pode fazer sentido?” ou “Isto pode significar alguma coisa?”
  4. Dar aos alunos 1 ou 2 minutos para que encontrem um sentido para esta frase.
  5. Ouvir as várias propostas de significado.
  6. Pergunta 3: “Isto é uma frase ou várias frases?”
  7. Pergunta 4: “O que é uma frase?”

 

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