Esta antiga anedota parece-me ser um bom estímulo para levar os nossos alunos a pensar sobre as relações e as diferenças entre a Filosofia, a Ciência e a Religião. Também é uma boa oportunidade para se pensar sobre as potencialidades e limites das analogias.
Não me parece fazer muito sentido colocar aqui a metafísica como algo diferente da filosofia, uma vez que é, simplesmente um ramo da filosofia. Para evitar esta confusão sugiro eliminar a metafísica e apresentar a anedota mais ao estilo de uma anedota. Algo como:
“A diferença entre um filósofo um religioso e um cientista é que…” e no fim perguntar:
Concordam?
Outras perguntas
A filosofia e a ciência sabes o que procuram?
O que a filosofia procura é do mesmo tipo que o que a ciência e a religião procuram?
A ciência e a filosofia descobrem “gatos pretos” ou inventam “gatos pretos?
Esta é uma boa analogia?
O que faz uma analogia?
Como sabemos se uma analogia é uma má analogia?