SÍMBOLOS_Filosofia com Crianças

1024px-greek_letter_uppercase_phi-svg_
Recentemente num episódio intitulado “The God Brain” da nova série Braingames, no National Geographic Channel, foi pedido a algumas pessoas que avaliassem alguns símbolos de forma “positiva”, “negativa” ou “neutra” no sentido de perceber de que forma nos afeiçoamos emocionalmente a determinadas crenças e não a outras. Esse episódio inspirou este exercício que pretende levar os nossos alunos a pensar sobre a nossa relação com os símbolos.

Um símbolo é algo concreto que representa algo abstracto. É a esse “algo abstracto”, e não ao objecto em si mesmo, que atribuímos valor e que faz com alteremos o nosso comportamento e orientemos as nossas vidas num determinado sentido. O objectivo deste exercício é levar os nossos alunos a pensar sobre o que faz com que atribuamos valor a esse “algo abstracto” e de que forma é que um “simples objecto” se transforma em algo que, independentemente da sua utilidade, atribuímos valor.

Como

Dividimos este exercício em três aulas, como a seguir se descreve:

Aula 1 – Construção de um símbolo.

Aula de preparação: a turma escolhe um conceito para o qual devem criar um símbolo. Em grupos de 4/5 alunos decidem e desenham um símbolo para o conceito escolhido e, no final da aula, votam no “melhor símbolo” de entre os vários grupos.

Aula 2 – O Valor dos Símbolos

  1. Imprimimos e distribuímos pelo quadro os dez símbolos propostos em baixo (ou outros). Em baixo de cada símbolo desenhamos um pequeno quadrado.
  2. A cada aluno são entregues 100€ (simbolicamente, leia-se).
  3. Cada aluno deve registar no seu caderno os dez símbolos e atribuir a cada um deles um determinado valor. Todo o dinheiro deve ser distribuído por todos os símbolos.
  4. NOTA: alguns símbolos serão facilmente reconhecidos pelos alunos, outros não. Na fase seguinte, de trabalho de grupo, algumas dúvidas poderão ser esclarecidas pelos colegas, mas caso isso não aconteça o professor não deverá dar essa informação aos alunos incentivando-os a atribuir algum valor aos objectos mesmo que desconheçam a convenção em torno do símbolo. Desta forma novos e surpreendentes critérios poderão surgir (estéticos, por exemplo) que enriquecerão a reflexão em torno do que faz com que algo seja um símbolo.
  5. Depois deste trabalho individual juntamos os alunos em grupos de 4/5. Os vários elementos do grupo devem agora chegar a acordo quanto ao valor a atribuir a cada símbolo. Os diferentes valores atribuídos devem ser justificados. Desta forma os alunos estarão a avançar os seus critérios de valor para cada objecto e a pensar sobre o que os leva a considerar uns símbolos mais valiosos que outros.
  6. Escolhemos um dos grupos para apresentar os seus resultados e registamos os valores propostos nos quadrados em baixo das imagens.
  7. Diálogo final com o grupo todo sobre as valorizações apresentadas.
  8. Exercício de síntese: O que é um símbolo? (os alunos devem registar as suas respostas nos seus cadernos da filosofia).

 

3ª Aula – O Valor dos Símbolos (versão ET)

Se quisermos que os alunos ganhem uma ainda maior noção da importância da história e das convenções sociais e culturais na criação e atribuição de símbolos podemos repetir os passos 1 a 7 mas agora a partir da seguinte “experiência mental“: Imagina que és um extraterrestre do planeta Zargoin que chega à terra. Tens 100§ (o zargoin é a moeda daquele planeta) e deves distribuir por cada um deles. 

Recorrendo à figura de um extraterrestre, alheado da história e da cultura humanas esses elementos valorizadores dos símbolos terão de ser substituídos por outros criados/inventados pelos alunos (função, beleza, estranheza, etc.)

 

 

cross

 

flag_of_the_red_cross

 

poison-jpg

 

square

 

9crxakmce

 

yin-yang1

 

500_f_61838380_v7fldxyck8hzvodoh11bbexhmgdgflxr

 

simbol4

pazcolorirespac3a7oeducarpintar-pomba

icon-warning1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s