A partir de uma sugestão do Philosophy Man, Jason Buckley, este exercício procura explorar a importância e a permanência de alguma coisa em função de uma outra coisa ausente. Desta forma os nossos alunos são convidados a pensar sobre a forma essencial ou simplesmente acidental com que esse “algo ausente” se relaciona com o objecto em causa.
O tipo de pergunta que Buckley nos sugere é a seguinte: “Como seria X sem Y?”. Como nos refere este tipo de pergunta “encaixa” muito bem não só em questões e problemas filosóficos mas também noutro tipo de temas do curriculo. O exemplo que nos dá é “Como seria o mar sem o zooplanctón?”
Por forma a colocarmos os nossos alunos na “arena filosófica” e facilitarmos assim o processo de entrada na discussão filosófica propriamente dita julgo ser melhor um outro tipo de pergunta na seguinte forma: “X sem Y seria X?”
Assim poderemos trocar “X” e “Y” por uma série de conceitos que consideremos relevantes, como por exemplo:
- Um banco sem ninguém para se sentar seria um banco?
- Uma laranja sem a cor-de-laranja seria uma laranja?
- Um carro sem rodas seria um carro?
- Um livro sem ninguém para ler seria um livro?
- Uma cidade sem pessoas seria uma cidade?
- Um pai sem filhos seria um pai?
- A amizade sem amigos seria amizade?
- Uma vida sem amor seria vida?
- A riqueza sem felicidade seria riqueza?
- A comida sem sabor seria comida?
- Etc.