ERRO MEU

Num Diálogo Filosófico de hoje de manhã sobre o Amor com uma turma do 2º ano cometi um erro que me fez ver que devemos sempre confiar nos alunos até ao último minuto da aula nunca os substituindo na difícil e divertida tarefa de pensar pelas suas próprias cabeças.

Os meus alunos estavam empenhadíssimos a tentar descobrir onde começa o Amor quando, mesmo no final da aula, uma aluna ordenou essa origem da seguinte forma:

“O Amor começa nos olhos “que veem a pessoa”, depois o cérebro “pensa se gostamos dela” e, por fim, o coração “que sente o amor”.

Por estarmos nos últimos minutos da aula resolvi ignorar alguns alunos que imediatamente levantaram o braço para falar e desafiei eu mesmo esta ideia. Tinha a intenção de provocar uma torrente de pensamento final que os alunos levassem consigo para casa e então perguntei à aluna que “se o amor começar nos olhos um cego pode amar?”

Mal acabo de perguntar isto e um aluno que estava de braço no ar a querer falar clamou desiludido:

“Era isso que eu ia dizer, professor.”

Fiquei de rastos. Tinha acabado de roubar este meu aluno de um momento único e, num certo sentido, irrepetível.  Pensando que os alunos não seriam capazes de tão perspicaz contra-exemplo a minha intervenção precipitada e deslocada tirou a este aluno o prazer de um bom raciocínio, certeiro e original. Além disso se fosse ele a proferi-lo teria um efeito muito mais forte e duradouro nos seus colegas e na comunidade de investigação.

Resta-me a consolação de que com os erros se aprende. Este passo em falso serviu-me de lição para ter calma, estar sempre atento e nunca cair na tentação… de pensar pelos meus alunos.

One thought on “ERRO MEU

Deixe uma Resposta

