OS SEIS CISNES_Filosofia com Crianças

Um dos mais belos contos dos irmãos Grimm (também com uma versão de Hans Christian Andersen) que nos fala de amor e dos sacrifícios a que muitas vezes ele nos obriga.

(link para as duas versões deste conto)

Sugiro aqui trabalhar este conto em três sessões. Numa primeira sessão fazemos um normal diálogo Filosófico com a turma. Numa segunda sessão ensinamos os nossos alunos a construir um “mapa da história” e numa última sessão, inspirados por Michael Cunningham, improvisamos uma continuação alternativa para a história.

1ª Sessão – Diálogo Filosófico (Temas: Amor e Sacrifício)

(as perguntas devem ser feitas durante intervalos na narração da história)

1 – O rei deve casar com a filha da bruxa?

2 – Um casamento sem amor é um casamento?

3 – A princesa deve ficar seis anos sem falar para salvar os seus irmãos?

4 – Se fossem desconhecidos, também devia sacrificar-se dessa forma?

5 – Os nossos irmãos e amigos têm mais valor que os desconhecidos?

6 – Se tivesses sido tu transformado em cisne, um desconhecido devia sacrificar-se por ti?

7 – É possível amar um desconhecido?

8 – A princesa deve desistir da promessa de salvar os irmãos e dizer que a mãe do rei roubou-lhe os filhos?

8 – Esta é uma história alegre ou triste?

 

2ª Sessão – Mapa da História

WP_000114

Construir com um mapa da história (em 2D, como na imagem, ou mesmo em 3D) é uma excelente forma de colocar os alunos “dentro da história”, levando-os a dividi-la em episódios significativos, a recriar cenários e paisagens, a lembrarem-se das sequências de acontecimentos, das personagens e suas movimentações e interacções.

1 – Grupos de 4/5

2 – Recontam a história uns aos outros e desenham em conjunto um mapa da história (ver imagem).

3 – Cada grupo vai ao quadro desenhar o seu e recontar uma versão breve e ilustrada da história aos seus amigos.

Sessão 3 – A história continua

 

Inspirado no livro “Um Cisne Selvagem e outros contos” de Michael Cunningham onde o autor recria versões alternativas de conhecidos contos tradicionais (incluindo este) criei este exercício para os alunos darem continuidade à história.

1 – O que terá acontecido aos seis irmãos, incluindo o príncipe que ficou com uma asa de cisne?

Numa das minhas turma do 2º ano dois alunos imaginaram esta sequência da história:

“O príncipe que só tinha uma asa era feliz, mas não conseguia voar pois só com uma asa é impossível. Mas certo dia encontrou uma princesa que também ela só tinha uma asa. Casaram e quando se abraçavam conseguiam voar.”

Uma versão bastante melhor que a proposta pelo Cunningham. Mas eu sou suspeito 😉

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s