ESPREMER O ICEBERG

glacier_iceberg_under_water

A primeira vez que vi esta imagem estava associada à diferença entre ler um livro e ver um filme. O filme estava representado pela parte emersa do iceberg e o livro pela submersa. Uma das leituras possíveis a fazer aqui é a de que um livro, por exigir mais esforço criativo de leitor (que tem de imaginar por ele as personagens e os ambientes da história enquanto num filme tudo isso lhe é dado) é mais “profundo”, mais “denso”, etc.

Outra leitura é a de que normalmente é o livro que antecede a adaptação cinematográfica logo o livro “suporta” filme.

Em apenas duas leituras rápidas surgiram aqui três conceitos cheios de potencial filosófico. A ideia deste exercício é espremer com os nossos alunos esse potencial filosófico pensando sobre os vários conceitos que surgem ligados aos temas sugeridos (vida/morte, amor/amizade, etc.), assim como a relação entre um e outro que a ideia de iceberg pode sugerir.

Ao fazê-lo estamos a trabalhar com os nossos alunos competências de simbolização, comparação, pensamento analógico e metafórico, assim como competências transversais de interpretação e argumentação.

Este exercício também permite explorar as fronteiras conceptuais (tantas vezes sobrepostas) entre os pares de conceitos propostos.

Como

  1. Projectar a imagem do Iceberg
  2. Qual destes conceitos é representado pela parte de emersa/submersa do iceberg? (aqui pode ser boa ideia um trabalho inicial em pequenos grupos para exponenciar a troca de ideias)
  3. Exemplos de pares de conceitos que podemos sugerir para reflexão (um par por sessão): Amor/ Amizade; Morte / Vida; Corpo / Mente; Bem / Mal; Belo / Feio; Humanos / Animais; Ciência / Filosofia, etc.
  4. Diálogo em grande grupo para se decidir por uma das sugestões.
  5. Escolher uma das sugestões (possivelmente por votação) e encontrar o conceito fundamental desse argumento. Ex: “Em cima deve estar Amor e em baixo deve estar Amizade pois o amor é suportado pela amizade.” Aqui o conceito central é “Suporte”.
  6. Identificado o conceito central deixamos para a sessão seguinte o Diálogo sobre o conceito de “Suporte” (ligado, ou não, ao par de conceitos que o fez surgir, “Amor/Amizade”)

Bons Diálogos!

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s