IMAGENS PARA PENSAR

dinheiro

Há uns dias atrás partilhei no Facebook, no grupo Filosofia no Youtube uma série de “imagens para pensar” como esta.

Entretanto recebi uma mensagem de um colega brasileiro a perguntar como desenvolvia, passo a passo, um exercício a partir destes estímulos. Aqui vai uma proposta, entre muitas outras possíveis, que permite uma grande troca de ideias e argumentos, ao mesmo tempo que permite aos nossos alunos irem apurando várias interpretações e pontos de vista sobre cada imagem:

  1. Projectar uma das imagens no quadro.
  2. Cada aluno pensa sozinho num título adequado a esta imagem e escreve-o no “caderno da filosofia”.
  3. Agora discutem com o colega de carteira para decidirem qual o melhor título* dos dois.                                               Importante: Os dois alunos têm de concordar num título, que pode ser um dos dois ou um novo entretanto descoberto. Os alunos escrevem esse título acordado no “caderno da filosofia”.
  4. Troca de pares. Os novos pares terão, novamente, de chegar a um acordo.
  5. Nova troca de pares. Repete-se o processo mais umas três ou quatro vezes para que os alunos ouçam muitas ideias tendo que, a cada ronda, argumentar em favor do “melhor título”.
  6. Na última troca voltam ao seu lugar inicial e falam das suas descobertas ao colega de carteira. Cada um decide, por si, qual o “melhor título” e escreve-o no “caderno”.
  7. Por esta altura os alunos já terão ouvido várias dezenas de ideias e argumentos e, muito provavelmente, terão mudado de opinião várias vezes. Se assim for a parte mais importante do exercício já estará feita.                                                                                                                                                                                 Guardamos o final da aula para um Diálogo entre a turma toda sobre a pergunta: “Qual o melhor título?”
  8. Aleatoriamente escolhemos um aluno para nos dar o seu título que escrevemos no quadro como Hipótese 1. Em seguida perguntamos se “alguém tem um título melhor que este”. Escrevemos essa Hipótese 2 e damos início à dialéctica (troca de argumentos) entre quem defende a Hipótese 1 e quem defende a Hipótese 2 (neste momento apenas estas duas hipóteses estão em jogo). Após este momento os alunos votam na sua hipótese favorita.
  9. Voltamos a perguntar se “alguém tem um título melhor que este” e repete-se a dialéctica e a votação.
  10. É claro que o essencial deste exercício não é o resultado a que se chega (o título mais votado) mas sim o processo de descoberta de novas ideias e perspectivas que diferentes pessoas podem ter sobre uma mesma imagem. Neste sentido o exercício é uma boa metáfora do próprio exercício de filosofar.
  11. Numa outra aula podemos querer dar continuidade à problemática encontrada pela turma neste exercício e para isso basta, no início pedir perguntas dos alunos sobre o tema, escreve-las no quadro e moderar o Diálogo a partir dessas perguntas.                                                                                                                                                                                                                                                           * –  deixar que os alunos decidam entre eles qual o critério de “melhor título”, que pode ser o mais “descritivo”, o mais “impactante”, o mais “genérico”, o mais “realista”, o mais “metafórico”, etc.

Algumas hipóteses dos alunos:

“A armadilha da ganância”

“Loucura até à morte”

“A obsessão pelo dinheiro”

“A campa da felicidade”

“Morto por dinheiro”

“Rica vida”

Exercício desenvolvido para os alunos do 2º e 3º ciclos do Colégio Novo da Maia.

Outras imagens:

barco

smile

agua

escola

selfie

natureza

forca

Anúncios

3 thoughts on “IMAGENS PARA PENSAR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s