“Eu Acredito”, e vocês?

euacredito

Há umas semanas atrás descobri numa das minhas incursões à secção infantil da FNAC no Norteshopping o livro “Eu Acredito”, de David Machado e Alex Gozblau (ed. Alfaguara)

Comprei-o para ler em casa aos meus filhos e, logo aí, percebi as suas imensas potencialidades para desenvolvermos sessões de Filosofia com os nossos alunos (e filhos, já agora).

Cada página revela uma crença diferente da personagem do livro, uma criança ruiva mais ou menos da idade dos nossos alunos (os meus filhos chamam-lhe David, talvez em homenagem ao autor).

Simplesmente lendo cada uma, ou algumas, das crenças que o “David” tem podemos em seguida perguntar-lhes algo como “E vocês, também acreditam?”

Por exemplo, uma das favoritas dos meus filhos foi esta:

– “Eu acredito que os sonhos continuam a acontecer mesmo depois de eu acordar, só que eu não estou lá para os viver” (pg. 6).

– “E vocês, também acreditam?”

Desta forma estamos a dar às crianças uma pista para que compreendam que existem coisas em que podemos acreditar e coisas em que podemos não acreditar, aguçando-lhes assim o sentido crítico.

Há ainda coisas que não sabemos se devemos ou não acreditar e que, depois de reflectir sobre elas, podemos deixá-las em suspenso com um cauteloso, “não sei”. Como o meu filho Bernardo fez quando lhe li que o “David” acreditava que “à noite para adormecer os carneiros contam pessoas” (pg. 16).

Deixe uma Resposta

