João e o Pé de Feijão_ Filosofia com Crianças

WP_000090

Como

– A partir do conto (adaptado) “João e o Pé de Feijão” e através de algumas perguntas colocadas a intervalos durante a historia levamos os alunos a problematizar as escolhas das personagens, as vias de acção possiveis, assim como os significados dessas escolhas e as implicações que têm para a avaliação que fazemos do sentido da história e do valor das personagens.

Perguntas possíveis:

1- O João deve trocar a vaca pelos feijões mágicos?

2- O João deve roubar o gigante?

3- Quais destas personagens, a mãe,  o João,  o duende, a filha do gigante e o gigante, são boas e más? (exercício “A Linha” – ver foto).

Porquê

– Explorar várias perspetivas além da mais comum (geralmente moralista e maniqueísta) acerca do valor das personagens.

-Escutar com atenção a história e os colegas.

– Posicionar-se criticamente face ao que é dito na aula.

– Ter consciência do que se está a fazer durante do diálogo (ver “Sinais para Dialogar“) e a noção que o discurso deve ter uma direcção e intencionalidade por oposição ao “falar por falar”.

-Divertir-se a pensar.

Versão em inglês do conto original.

 

Exercício desenvolvido para os meus alunos do 1º ciclo do Colégio Novo da Maia.

A arte de ensinar é a arte de ensinar a descobrir. (Josef Albers)

http://aartedodialogo.blogspot.pt/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s