O DILEMA DA PROMESSA

À semelhança do dilema anterior (ver O Dilema dos Transplantes) também este poderá ser dividido em duas partes. Neste dilema são postos em confronto, entre outros, os valores da amizade, da verdade e da justiça.

Parte 1

“O teu melhor amigo conta-te que pintou a parede da casa de banho da escola e pede-te para não o denunciares. Depois de te prometer que não volta a fazê-lo prometes “em nome da vossa amizade” que não vais dizer nada a ninguém.

Durante as aulas o director da escola entra na vossa sala e diz que sabe que o culpado é alguém da vossa turma e que se este não confessar todos serão suspensos por três dias.

O teu amigo não se acusa e sabes que todos pagarão injustamente por algo que não fizeram.”

Dilema 1 – Deves quebrar a promessa que fizeste ao teu amigo e denunciá-lo?

Parte 2

“Acabas por cumprir a tua promessa e não denuncias o teu amigo. O castigo acaba por ser suavizado. Ninguém foi suspenso e toda a turma teve de limpar a casa de banho. O teu amigo foi o que menos ajudou na limpeza e ainda se ria dos que se empenhavam em esfregar a parede. Não achaste isso muito correcto mas, ainda assim, continuam os melhores amigos.

Passados uns dias o director volta a entrar na vossa sala. Tinham voltado a pintar a parede. Devia ser a mesma pessoa pois “os desenhos eram parecidos”. No entanto sabes que não foi o teu amigo. Na altura em que pintaram a parede estavas a conversar com ele do outro lado da escola.

Desta vez o director diz que toda a escola (e não só a tua turma) será suspensa por um mês se o culpado não aparecer. Sabes que o teu amigo desta vez está inocente, mas que da primeira vez não chegou a ser castigado. Se o culpares agora poderás poupar toda a escola de uma suspensão colectiva.”

Dilema 2 – Deves denunciar o teu amigo, apesar de, desta vez, não ter sido ele a pintar as paredes?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s