Diálogo sobre a Segregação

901240

link para a notícia na foto

Saber por que existe e se deve existir racismo e segregação é algo que importa aos nossos alunos. Esta notícia do jornal Público é um bom estímulo para um diálogo sobre estes temas.

De uma forma geral as opiniões dos nossos alunos sobre este tema já estão cimentadas pelo “politicamente correcto” que condena o racismo. Esta visão única e partilhada por quase todos leva a que o Diálogo não ganhe a vida e a força que a oposição de ideias lhe traz e se torne num mero exercício de debitar frases feitas, pouco pensadas, para agrado do professor e colegas.

Se isso acontecer o professor pode querer “passar por cima” da questão do racismo (sem dúvida alguma presente nesta notícia) e dirigir para outro tema forte: a segregação (uma forma ardilosa de encarar alguns dos problemas subjacentes ao racismo). Mudando a fonte da segregação da raça para o comportamento de alguns alunos estaremos a discutir sobre temas aos quais podemos querer regressar, talvez noutra sessão, intrinsecamente ligados ao racismo (favorecimento, causas, consequências, meio ambiente, etc.)

As duas perguntas que se seguem dão para estimular um bom diálogo fazendo surgir ideias opostas, diferentes e complementares por parte dos nossos alunos em torno do conceito de Segregação:

1 – As escolas deviam ter turmas de “alunos bem comportados” e de “alunos mal comportados”?

2 – Imagina uma escola com essas duas turmas e só com dois professores: um Bom (que sabe muita coisa, preocupa-se e ensina os seus alunos) e um Mau (sabe pouca coisa,prepara mal as aulas e preocupa-se pouco com os seus alunos). Para que turma deve ir o professor BOM?

Estas questões deverão levar os alunos a abordar conceitos como o “mérito” (os alunos bons merecem mais o Bom professor), a “vontade” (os alunos maus têm de querer ser melhores), a “boa e a má influência”, o “empenho”, as “causas do bom e do mau comportamento”, etc.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s