Filosofar com Nietzsche (a partir dos nove anos)

Caros amigos,

aqui vai um exercicio de Diálogo Filosófico em torno do pensamento de Nietzsche.

Este exercicio começa com o trabalho escrito dos alunos e depois segue em Diálogo oral. Pode ser desenvolvido ao longo de várias aulas (pelo menos duas, como indicado) e foi testado, com muito bons resultados, com alunos desde os 8/9 anos (4° ano). É muito interessante ver alunos tão novos embrenhados com um pensador tão profundo como Nietzsche -além de que as crianças adoram tentar dizer o seu nome: Nixe, Nitxa, Nixa…

1) Mostrar aos alunos este pequeno vídeo:

http://aeon.co/video/science/moonwalk-a-short-film-about-the-ultimate-moon-shot/

2) Escrever ou projetar esta frase de Nietzsche

“O homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem – uma corda sobre o abismo.”

3) Numa frase cada aluno escreve o que pensa ser o significado desta frase.

4) Comparar a interpretação de dois alunos (diferenças e semelhanças entre conceitos utilizados).

5) Procurar outras interpretações.

Aula 2

6) “A grandeza do homem está em ele ser uma ponte e não uma meta.”

7) Numa frase cada aluno escreve o que pensa ser o significado desta frase.

8) Compara com a frase escrita em  3)

9) Análise de vários trabalhos de comparação pelos alunos.

Para os pressupostos didácticos deste exercício ler este meu artigo:

https://filosofiacritica.wordpress.com/2012/06/01/queres-ensinar-a-pensar-entao-cala-te/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s