O QUE É UMA COISA?

Este é um exercício que, bem conduzido, pode levar a interessantes especulações metafísicas sobre a identidade, a continuidade e a multiplicidade de “coisas”, animais e algumas “entidades estranhas”.

O objectivo é, ao longo de três sessões, levar os nossos alunos a reflectir sobre o conceito de “coisa” e tomar contacto com a distinção entre substâncias e elementos, ou seja, entidades organizadas segundo um propósito ou finalidade e entidades que são conjuntos de coisas.

PRIMEIRA SESSÃO: QUANTAS PEDRAS?

Como material necessitamos de um tabuleiro, uma pedra e uma pequena picareta. Com este aparato inicial conseguimos normalmente despertar a curiosidade dos alunos pondo-os no estado de atenção e alerta ideal para uma sessão de Filosofia.

1 – Apresentamos a pedra em cima do tabuleiro à turma.

Pergunta 1 : Quantas coisas estão aqui?
Esperar pela resposta óbvia – Uma!

2 – Em seguida pegamos na picareta e partimos a pedra em dois pedaços.

Pergunta 2: E agora, quantas coisas estão aqui? Duas pedras ou uma pedra partida em dois?

3 – Perguntas de continuidade:
(para os que defendem que há duas pedras) – Acrescentámos algo mais ao tabuleiro?
(para os que defendem que há uma pedra)- Estes dois pedaços não são coisas? Se levássemos o tabuleiro à sala ao lado os meninos não diriam que tinha duas pedras?

4 – Perguntas finais:
– Quantas coisas há numa pedra?
– O que é uma coisa?

SEGUNDA SESSÃO: UM BURRO É UMA COISA?

Material: Cartão com o desenho de um Burro (ou outro animal).

Pegamos no cartão do Burro

Pergunta 1: Quantas coisas estão aqui?

Rasgamos o “Burro” em duas metades.

Pergunta 2: E agora, temos 2 burros?

Pergunta 3: Quantas partes tem um burro?

Pergunta 4: Um Burro é uma coisa?

TERCEIRA SESSÃO: O FOGO É UMA COISA?

Material: Uma caixa de fósforos
Acendemos um fósforo.

Pergunta 1: Quantas coisas temos aqui?
Acendemos outro fósforo no primeiro fósforo e seguramos os dois fósforos separadamente.

Pergunta 2: E agora, quantas coisas temos?
Juntamos os dois fósforos.

Pergunta 3 – E agora?

Perguntas de continuidade: Duas coisas podem transformar-se numa coisa? Dá exemplos.

Pergunta Final: O fogo é uma coisa?

Anúncios

3 thoughts on “O QUE É UMA COISA?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s