
Esta é a percentagem de alunos que responderam “Sim” à pergunta “Gostavas que as sessões de Filosofia continuassem no próximo ano lectivo?”
Durante os 2º e 3º períodos de 2013 uma equipa de “filósofos” composta por mim, pelo Nuno Paulos Tavares, o Renato Pinto, o Márcio Magalhães e a Susana Torres Ferreira desenvolvemos o projecto Filósofos a Brincar com todos os alunos dos 4º, 6º e 9º anos do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, Gondomar.
Julgo que é importante divulgar estes números (98% dos alunos e 100% dos professores inquiridos querem dar continuidade ao projecto) pois mostra-nos algo que todos os professores de Filosofia de alguma forma intuem, o enorme potencial desta disciplina para motivar os alunos e levá-los a (re) apaixonarem-se pela aprendizagem, pelo conhecimento e pelo mundo das ideias em geral.
Alguns dos comentários finais dos alunos ajudam-nos a perceber esse potencial da Filosofia:
Em Filosofia aprendemos a pensar. (aluno do 4º ano)
Em Filosofia temos de pensar, pensar, pensar em descobrir respostas. (aluna do 4º ano)
Nas sessões de filosofia somos nós que temos de explicar e nas aulas são os professores. (aluno do 6º ano)
Na Filosofia podemos emendar os nossos erros. (aluno do 9º ano)
Os nossos agradecimentos às Professoras Mª Antónia Silva e Aida Machado (respectivamente Coordenadora do 1º ciclo e Directora do Agrupamento) que foram as grandes responsáveis por levar este projecto para S.Pedro da Cova.
Até para o ano!