MICROFONE MÁGICO

 


Um passo importante na maturação de um grupo de Diálogo é conseguir que este prescinda do moderador e seja capaz de se auto-moderar e manter um Diálogo sereno e organizado, aprofundando vários pontos de vista sobre um determinado problema.
Alguns exercícios possibilitam ao grupo essa experiência de Diálogo sem moderador permitindo aos nossos alunos irem encontrando e, gradualmente, superando por si mesmos alguns dos obstáculos que normalmente surgem durante um diálogo (nervosismos, atropelos, inquietações, pouca disponibilidade para ouvir os outros, ânsia para falar, etc.)

O “Microfone Mágico” é uma estratégia de moderação de Diálogo que me foi ensinada há uns anos por uma Educadora de Infância. Era costume os seus alunos sentarem-se em círculo no início de cada semana e “contarem as novidades do fim de semana uns aos outros”. Durante esse Diálogo os alunos partilhavam entre si um “microfone mágico” que dava o “dom da palavra”  a quem o segurava e o “dom da escuta” aos restantes amigos.

Aqui vemos um pequeno excerto de um diálogo onde se utilizou a técnica do “Microfone Mágico” (uma bola) com os alunos a escolherem quem falava a seguir a si (atirando-lhe a bola).
A pergunta que os alunos procuravam resolver nesta sessão foi a seguinte:
“Somos mais importantes que um insecto?”

 

 
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3 thoughts on “MICROFONE MÁGICO

  1. Hola y mucho gusto desde Bélgica! Perdon porque no hablo portugués, pero lo entiendo! Quiero dar una propuesta similar pero un poco diferente.

    Se puede tambien simplemente pasar el microfone magico al proximo alumno (el siguiente en el circulo). En esta manera los alumnos aprenden a suspender sus juicios antes de hablar, a escuchar mas intensamente al otro + los alumnos que generalmente no hablan, estan indirectamente invitados. La unica regla es: nadie esta obligado a hablar. (cuando recibes el microfone puedes hablar, puedes hacer algo (p.e. emitir un sonido, da igual) o puedes simplemente pasar el microfono al proximo).

    Me encanta esta pagina web! muchas gracias. Saludos, Sofie.

  2. Olá Sofie,

    sim, é uma boa ideia.
    Com este grupo em especial foi uma única sessão de Diálogo Filosófico (sem continuidade) mas com um grupo que se faça um trabalho de continuidade há que variar estratégias.
    Vou experimentar a sua ideia com alguns grupos. Obrigado!

    A Sofie faz Filosofia com Crianças?
    Abraço

    1. Hola Tomas,

      si, hago filosofia (practica) con jovenes entre 12 y 18 años. Soy filosofa y enseño clases en la escuela secundaria que tratan de habilidades sociales – etica -filosofia – religiones. pero en realidad el curso se llama ‘etica no confesional’…

      Voy a mirar bien este sito web!

      Encantada!
      saludos

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