AJUDAR A PENSAR

Imagem

 
Ajudar a Pensar: ferramentas de moderação de diálogos filosóficos
 
Ao moderarmos um Diálogo Filosófico com os nossos alunos o nosso foco deve estar totalmente no “como pensam” e não no “que pensam”, no processo de raciocínio, argumentação e diálogo e não no conteúdo e resultados desses raciocínios, argumentos e diálogos. Durante um Diálogo Filosófico o professor deve dar lugar ao facilitador que provoca e estimula ao mesmo tempo que impede que o diálogo caia numa mera troca de opiniões avulsas que transformam aquilo que devia ser um exercício exigente e rigoroso de investigação filosófica numa simples “conversa de café”.
 
Neste post em A Arte do Diálogo seguem algumas técnicas que costumo usar com muita frequência nas sessões de Diálogo Filosófico com os meus alunos. Espero que lhe sejam úteis.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s