Mapa Conceptual

Um Mapa Conceptual (ou Mapa de Argumentos) é uma muito útil ferramenta de moderação de um Diálogo Filosófico que serve essencialmente dois propósitos:

– “fixar” os argumentos e os conceitos dos alunos para que estes não os alterem antes mesmo de o grupo ter oportunidade de os analisar em profundidade.

– dar aos alunos uma imagem clara do caminho percorrido até aí, quais os argumentos e conceitos avançados, quem os defende e que função têm no diálogo (servem de tese, de refutação ou de contra-argumento?). Em determinadas alturas é muito comum os alunos sentirem-se perdidos na troca de argumentos e desta forma simplesmente olhando para o quadro percebem facilmente em que ponto estão.

Este  Mapa apresenta os vários argumentos de um grupo que reflectia sobre a experiência do Prisioneiro Voluntário de John Locke. Se fossem apresentadas críticas a estes argumentos poderíamos ligar com uma seta as respectivas refutações por forma a clarificar as relações lógicas e dialécticas presentes no Diálogo.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s