Filosofia com Crianças: Para que pode servir isto?

Filosofia com Crianças na Escola Infantil “A Flor”, Porto (2ª Sessão)

As Sementes do Diálogo

Sair do óbvio, ver “mais além”, pensar nas várias potencialidades das coisas, explorar caminhos alternativos, tudo isto são competências dos filósofos que podemos trabalhar com os nossos alunos desde muito cedo e, dessa forma, ajudá-los a resistir à ditadura do pensamento único a que todos nós tendemos a aderir.

Nesta sessão com alunos de 4 e 5 anos procurámos que durante 45 minutos pensassem na maior variedade possível de utilizações que podemos dar a um “clip”. O professor não deve, porém, limitar-se a ouvir e anotar as várias sugestões que os alunos vão avançando em catadupa. Mais importante que isso é ir pondo à consideração do grupo a pertinência de cada hipótese avançada para, dessa forma, os irmos habituando a dialogar entre si, a ouvirem-se, a criticarem-se, a fazerem perguntas, etc.

Por exemplo, perante a crítica da Alexandra de que o “clip não podia segurar uma casa pois era muito pequenino” o Guilherme teve de corrigir a sua hipótese para “mas podia se o clip fosse daqui (chão) até ao tecto”.
Perante esta reformulação da hipótese inicial alguns filósofos reagiram dizendo que “os clips não podem ser assim tão grandes” e o Guilherme defendeu-se dizendo que se os “senhores quisessem faziam clips desse tamanho.”

Em pouco mais de 45 minutos estes miúdos mostraram ser capazes de sugerir hipóteses, avançar críticas, reformular e clarificar as suas hipótese iniciais, aceitar ser corrigidos, fazer perguntas pertinentes, etc. Tudo predicados de fazer inveja a alguns adultos…
Ainda vamos na 2ª sessão com este grupo mas já estão lançadas as sementes do diálogo.

Anúncios

One thought on “Filosofia com Crianças: Para que pode servir isto?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s