Filosofia com Crianças
escutar | dialogar | pensar
“As crianças são filósofas por natureza.”
Com estas sessões de Filosofia com Crianças (FcC) pretendemos dar aos alunos a oportunidade de, em Diálogo com os seus amigos, pensarem sobre questões tão fundamentais quanto: “O que é ser amigo?”, “O que havia antes do universo?”, “Como sabemos que estamos a agir bem?”, “Somos a mesma pessoa a vida toda?”, “O que é ser adulto?” e muitas outras perguntas que as próprias crianças vão levantando ao longo das sessões. Questões que nós adultos muitas vezes damos como encerradas e que são de uma riqueza e profundidade enormes para a mente flexível e criativa de uma criança que as enfrenta pela primeira vez.
Uma sessão de FcC é uma excelente (e rara) oportunidade para as crianças descobrirem aquilo que pensam e confrontá-lo com aquilo que os outros pensam. A Filosofia com Crianças ajuda, pois, a que os nossos alunos aprendam a conhecer-se melhor a si e aos outros e que, de uma forma divertida e cooperativa, aprendam a pensar melhor, a expressar-se melhor e a escutar melhor os outros.
Objectivos principais da FcC
– Cultivar a curiosidade natural das crianças;
– Incentivar a autonomia dos alunos que são convidados a pensar por si e não a procurar a resposta noutra pessoa (pais ou professores);
– Aumentar a sua auto-estima e confiança para falar e expressar ideias;
– Mostrar a importância de compreender e ser compreendido pelos outros;
– Habituar-se discutir ideias com naturalidade e “fair-play”;
– Divertir-se a pensar e a dialogar.
Professor – Tomás Magalhães Carneiro
Mail – tiomas@yahoo.com
