Jovens Filósofos: Os alunos são os professores

Exercício de síntese de um Diálogo Filosófico

Aprendi este exercício com o Oscar Brenifier no último Workshop que deu em Lisboa organizado pelas minhas amigas (e professoras de Filosofia com Crianças) Luisa Abreu e Alice Santos.

Cada aluno escreve um comentário à sessão de Diálogo Filosófico e uma pergunta para um dos seus colegas responder.
Com este exercício estamos a ajudar os alunos a ganhar confiança na sua própria capacidade para pensar. Repetindo este exercício durante o ano os alunos deixam de contar com o professor para este lhes explique o que se passou na aula. Esta é também mais uma forma de cultivar o diálogo entre os alunos pois estamos a habituá-los a dirigir as perguntas para os seus colegas e não para o professor, como é comum numa sala de aula.

Perguntas dos alunos:

– Como é que os filósofos sabem se as suas ideias são as mais correctas?

– Quais as principais correntes que influenciam a filosofia moderna?

– Como é que um filósofo pode ganhar dinheiro?

– Qual é o trabalho de um filósofo?

– Como é que nós sabemos mesmo a verdade absoluta?

– Qual o objectivo do “jogo do silêncio”?

– Quando começou a filosofia?

– Os pré-históricos pensavam?

– Porquê chamar Filosofia à Filosofia?

– Como é que os filósofos conseguem viver questionando tudo?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s