Jovens Filósofos: Advogado do Diabo

Há momentos de um Diálogo em que o grupo ou um aluno individualmente parece não ver o “outro lado” de uma posição, ou porque chegaram a um consenso ou porque teimosamente se agarram aos seus pressupostos preocupando-se mais em defender a sua opinião que em compreender o problema em questão. É neste ponto que um Diálogo facilmente se pode tornar num Debate entre os alunos ou, pior, entre os alunos e o professor.
Perante este impasse dialéctico o professor pode pedir aos alunos que façam de “advogado do diabo”, perguntando aos alunos o que diria alguém que defendesse o contrário do que eles próprios defendem.
Alguns alunos, mais habituados a debater que a dialogar, poderão não perceber o porquê de apresentar razões para algo que genuinamente não defendem. Nestes casos o professor deverá perguntar à turma se “alguém vê algo positivo em fazê-lo” e, quase de certeza, alguns alunos perceberão o objectivo desta estratégia e explicarão ao seu colega o porquê de se defender aquilo em que não se acredita.
Ao serem obrigados a pensar noutras razões contrárias à sua os alunos serão capazes de ver mais dimensões do problema, terão assim uma melhor compreensão deste e, em alguns casos, poderão mesmo alterar a sua posição inicial e passar a concordar com o “advogado do diabo”. Foi o que aconteceu a alguns destes alunos que dialogavam sobre a experiência mental do “Prisioneiro Voluntário”:

“Um homem foi levado durante o sono para um quarto. Nesse quarto tem tudo o que necessita e deseja logo não quer sair do quarto. No entanto, se quisesse sair não podia pois a porta está fechada.

Este homem é livre?”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s