Jovens Filósofos: Diálogo sobre o Eu

“Quem sou eu?”, “O que faz uma pessoa ser a mesma pessoa ao longo da vida? Hoje sou a mesma pessoa que era quando nasci?”

Em filosofia quando reflectimos sobre estas perguntas estamos a debruçar-nos sobre o problema da Identidade Pessoal. Foi este o problema sobre o qual os alunos pensaram na sessão de hoje de Diálogo Filosófico.

A pergunta “Quem sou Eu?” foi considerada a “pergunta mais fundamental” por alguns alunos na primeira parte desta sessão. Antes porém de abordarmos a questão da identidade das pessoas andámos um pouco em círculos e, para entendermos melhor algumas das questões envolvidas neste problema, começámos a nossa investigação a pensar sobre a identidade das coisas, o problema filosófico da Identidade Material. Para isso colocámos à consideração dos alunos a conhecida experiência mental do “Barco de Teseu”: Vinte anos depois de ter largado do porto de Atenas Teseu regressou a casa tendo substituído todas as peças do seu barco. O barco com que começou a viagem é o mesmo com que acabou?  

A experiência mental do Barco de Teseu

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s