CAIXA DE PANDORA: O Mito de Sísifo

 “Cansado de ser enganado por Sísifo Zeus condenou-o a empurrar uma pedra até ao cimo de um monte. Uma vez no cimo do monte a pedra tombaria para o outro lado e rolaria encosta abaixo. Sísifo teria de descer o monte e empurrar novamente a pedra até ao cimo. Sísifo foi condenado a fazer este trabalho durante toda a eternidade.”

O que significa este mito? 

Foi esta a pergunta que colocámos aos alunos da Escola Secundária de Alfena no Café Filosófico que realizamos nesta escola no dia 8 de Junho. O exercício consistia em propor uma interpretação para o mito e comparar as diferentes interpretações encontrando a ideia chave de cada uma delas.

– “Zeus mostrou a sua superioridade.” (Poder)

– “O castigo de Sísifo serviu para moralizar a humanidade.” (Exemplo)

– “O feitiço virou-se contra o feiticeiro.” (Justiça)

– “A vida é uma batalha.” (Desafio)

Depois deste trabalho de interpretação e comparação quisemos sintetizar a discussão que já ia longa com uma pergunta inspirada no ensaio de Albert Camus acerca deste mito:

Como podemos imaginar Sísifo feliz?

– “Da mesma forma que em vida Sísifo continuou a desafiar os Deuses durante toda a eternidade. E seu desafio era empurrar sempre a pedra, sem desistir, mesmo sabendo que nunca terminaria a tarefa. Era feliz a desafiar os Deuses.”

– “Sísifo terminava muitas vezes a tarefa, mas depois começava-a de novo, sempre outra e outra vez, durante toda a eternidade. Sísifo era feliz muitas vezes.”

– “Sísifo era feliz pois de todas as vezes podia arranjar novas formas e incentivos para empurrar a pedra. Era sempre um novo desafio.”

– “Sísifo não podia ser feliz. Empurrar a pedra era uma tortura.”

– “É tão tortura quanto a nossa vida. A pedra é a mesma coisa que os obstáculos que temos de ultrapassar todos os dias, a vida toda. A nossa vida toda é como a eternidade de Sísifo. Se nós somos felizes ele também podia ser feliz.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s