Filosofia com Crianças… em conversa!

Excerto de uma conversa sobre Filosofia com Crianças com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de S. Miguel de Nevogilde.
APAIS – De que forma a Filosofia com Crianças é importante para as crianças – hoje e no futuro?
Tomás – Qualquer pessoa reconhece que aprender a pensar é importante em qualquer área da vida humana e facilmente reconhecerá que a melhor forma de se aprender a pensar é… pensando. Numa sessão de Filosofia com Crianças procuramos criar esse espaço para o pensamento livre e autónomo que cada um deve fazer por si mesmo e em contacto com as ideias dos outros.
O Diálogo livre, tranquilo e responsável com os nossos semelhantes é a forma mais natural de aprender a pensar. Num Diálogo aprendemos a pensar em cooperação com os outros, ouvindo os outros, esforçando-nos por compreender o que dizem e por que o dizem, aceitando as suas críticas às nossas ideias e aceitando também mudar de ideias quando nos corrigem e nos mostram que não temos razão.
Estas atitudes (humildade, empatia, interesse pelo outro, responsabilidade, etc.) são “atitude filosóficas” mas também atitudes cívicas, sociais e humanas de inquestionável valor para qualquer pessoa (criança ou adulto) e é preocupante constatar que essas atitudes são muito raras.
O grande contributo da Filosofia com Crianças para o cultivar destas atitudes fundamentais está, exatamente, em criar situações de Diálogo em que as crianças são convidadas a ouvir o outro, a reconhecer e aceitar a sua diferença, percebendo que o outro pensa diferente de nós mas que poderá ter boas razões para o fazer. Perceber o nosso lugar no mundo passa por perceber que os outros têm também um lugar no mundo.

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