Filósofos a Brincar_Bonito e Feio

Projecto Filósofos a Brincar

Filosofia no pré-escolar e 1º ciclo

ouvir | dialogar | pensar

Sessões de Filosofia com Crianças no Jardim de Infância “O Barquinho” (4-5 anos)

“Bonito e Feio”

Quando nos confrontamos com uma obra de arte é-nos muitas vezes difícil dizer porque gostamos ou porque não gostamos desse quadro, dessa música, dessa peça de teatro. Os nossos juízos limitam-se, a maior parte das vezes, ao simples “gosto” ou “não gosto” e pouco mais.

Com este exercício “Bonito e Feio” queremos que as crianças sintam que podem pensar sobre as experiências estéticas com que se defrontam diariamente, neste caso que prestem atenção e olhem com maior profundidade para a “obra de arte” que têm à sua frente (os seus desenhos de flores “bonitas” e “feias”) e discutam entre eles o que faz desse desenho em particular um “desenho bonito” ou um “desenho feio”.

Queremos desta forma que os alunos encontrem sentido nos seus desenhos e nos dos seus amigos e sintam que podem falar abertamente das características objectivas de uns e de outros sem ferirem os sentimentos do “artista”. Filosoficamente falando andámos à procura dos critérios de Beleza (a bold) de cada um. É muito interessante tentar adivinhar que ideia de Beleza está por trás de cada intervenção das crianças. Foi o que tentámos fazer aqui entre [….], não para confrontar os meninos com esses pressupostos mas, simplesmente, porque é divertido perceber como pensam as crianças.

Começámos a sessão por pedir aos alunos que desenhassem alternadamente uma “flor bonita e uma flor feia”. Em seguida fizemos uma mini-exposição de arte com os seus desenhos, separando as flores bonitas das flores feias e iniciámos o nosso diálogo para tentar descobrir o que cada uma tinha de bonita e de feia.

Diálogo Filosófico sobre o Bonito e o Feio

1)      Todos os alunos desenham alternadamente uma flor bonita e uma flor feia.

2)      Dividem-se os trabalhos e dois grupos: “Flores Bonitas” e “Flores Feias”

3)      Análise das características “bonitas e feias” de cada desenho.

4)      Diálogo sobre as flores que devem mudar de grupo: as “bonitas” que devem ir para o grupo das “feias” e as “feias” que devem ir para o grupo das “bonitas”.

– Esta flor é bonita porque está a sorrir. [Beleza e alegria andam sempre juntas?]

– É uma flor bonita porque é perfeitinha. [A Beleza associada à perfeição]

– Sim, é perfeitinha porque tem uma roda no meio.

– E o pau (caule) é direitinho e tem duas pétalas. [Beleza enquanto harmonia e imitação do real]

– Este flor é feia de certeza porque está a chorar.

– E quem está a chorar é sempre feio?

– Não, mas esta flor é.

– É uma flor feia porque o sol é escuro.

– Isto está mal desenhado, o céu tem carneiros. [a Beleza como o resultado de uma mestria técnica]

– Não são carneiro, são nuvens com chuva.

– Por isso é que o desenho é feio. Está chuva.

– E acham que a flor não gosta de chuva?.

– Não gosta porque está triste.

– A flor é bonita mas o desenho é feio pois o céu é um “chão”. [a Beleza aqui é vista como aproximação ao real. Um céu que parece um chão não pode ser bonito.]

– Não é um “chão”, é uma nuvem que está à frente do sol.

– Eu acho que é bonita porque está a sorrir. [outra vez a Beleza e Alegria.]

– E o sol também.

– Mas o céu está mal desenhado.

– Mas é a flor que interessa.

– Não, não, o desenho também interessa. [afinal as coisas são bonitas em si ou precisam de um contexto – o desenho – para as fazer bonitas e feias?]

– Eu acho que não é bonita nem feia, é Engraçada. [um conceito muito diplomático!]

E foi assim que acabámos a nossa sessão de Filosofia com uma nova categoria estética além do “Bonito” e do “Feio”, o “Engraçado”.
Até à próxima!

Anúncios

One thought on “Filósofos a Brincar_Bonito e Feio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s