FILOSOFIA COM PAIS E FILHOS – UM DESAFIO!

Projecto Filósofos a Brincar

Filosofia no pré-escolar e 1º ciclo

ouvir | dialogar | pensar

 

 DESAFIO AOS PAIS – Diálogo Filosófico com os seus filhos

Aqui vai um desafio que lançamos aos pais, um pequeno exercício de Filosofia com Crianças para que cultivem o Diálogo Filosófico com os seus filhos.

Exercício: Bem e Mal

Objectivos

A questão da Universalidade ou Relatividade dos valores de “Bem e Mal” é um tópico filosófico que está muito longe de obter o consenso entre os filósofos, mesmo os filósofos a sério. Com este exercício pretendemos colocar as crianças em situações de diálogo que as levem a compreender que o “Bem e o Mal” nem sempre são conceitos rígidos e imutáveis mas que por vezes são “relativos” às circunstâncias e aos contextos em que se inserem. O que às vezes é bom outras vezes é mau, o que para mim é bom, para ti é mau, o que ontem foi bom hoje é mau, etc. Outras vezes o Bem e o Mal podem ser considerados “universais”.

Ao manter um Diálogo Filosófico com os seus filhos não se esqueça que o foco desse diálogo deve ser sempre o que eles pensam e não o que nós queremos que eles pensem. Evite conduzir os seus pensamentos para aquilo que acha que são o “Bem e o Mal”, afinal está a dialogar com Filósofos, mesmo que a brincar!

Exercício de Filosofia com Pais e Filhos

0 – Estímulo: Vamos pensar em coisas Boas e coisas Más.

1 – Coisas boas – Peça aos seus filhos que pensem em algo que considerem Bom (pode ser um objecto, uma acção, um acontecimento, uma ideia, etc.).

2 –É sempre bom? – Para conseguir que as crianças pensem um pouco mais além da sua resposta inicial (normalmente intuitiva e imediata) perguntar-lhes se isso é sempre bom, ou se às vezes é mau e quando.

3 – Coisas más – Deixar que as crianças pensem numa coisa que considerem Má.

5 – É sempre mau? – Da mesma forma que com as “coisa boas”, perguntar se isso é sempre mau, ou se às vezes é bom.

Dicas para manter um Diálogo Filosófico com os seus filhos

– “Não ensine os seus filhos, pense com eles.” Tenha sempre presente esta regra geral para qualquer Diálogo Filosófico que mantenha com os seus filhos.

– Procure prestar atenção ao Diálogo que os seus filhos mantêm entre eles e consigo. Ouça as suas razões sem as censurar ou avaliar. Durante o Diálogo Filosófico “suspenda” as suas funções de pai que ensina e guia e torne-se num amigo que investiga e descobre com eles os problemas que têm pela frente.

– Durante o Diálogo os pais devem procurar que as crianças pensem elas mesmas em exemplos que ilustrem o que pensam e justifiquem o que dizem. Algumas “palavras mágicas” são verdadeiros estímulos ao pensamento: “Porquê?”, “Quando é que isso acontece?”, “Podes dar um exemplo?”, “O que é que isso quer dizer?”, etc.

– Evitar pensar por elas dando-lhes pistas ou influenciando-as através de perguntas retóricas (“Não achas que…”). Uma pergunta retórica é uma forma pouco honesta de levar alguém a pensar e dizer o que queremos. Se o fizermos estamos a negar às crianças o prazer e a responsabilidade de pensarem por elas próprias (com todas as frustrações, incompreensões e erros que isso acarreta). As crianças percebem muito bem quando é esperado alguma resposta delas e não hesitam em fornecê-la aos pais (ou professores) mal a detectam. Esse é o caminho mais fácil, que não devemos seguir!

– Não se esqueça, a Filosofia não é um exercício de adivinhação em que é suposto aos alunos adivinhar a resposta certa que os pais (ou os professores) julgam saber mas, antes, um exercício de construção de um pensamento único e  pessoal e, como tal, de construção de uma identidade única e pessoal através do diálogo com aqueles que nos são próximos.

Tenham boas ideias!

O Projecto Filósofos a Brincar: Filosofia no pré-escolar e 1º ciclo é dinamizado por Tomás Magalhães Carneiro (Grupo OFFilo – Instituto de Filosofia da UP)

tiomas@yahoo.com | https://filosofiacritica.wordpress.com/

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