Filosofia com Crianças n´ O Barquinho

Projecto Filósofos a Brincar

Filosofia no pré-escolar e 1º ciclo

ouvir | dialogar | pensar

EXERCÍCIO: BEM E MAL

Objectivo Geral

Um dos objectivos principais do Projecto Filósofos a Brincar é que as crianças aprendam a prestar atenção ao diálogo entre elas próprias adquirindo dessa forma as atitudes adequadas ao pensamento filosófico maduro e à resolução conjunta de problemas.

Como acontece com o exercício físico, quanto mais praticarmos o exercício do pensar melhores pensadores nos tornamos e, como também acontece com o exercício físico, a aprendizagem do pensar é mais produtiva quando é feita em grupo e de forma divertida.

Com este exercício não pretendemos ensinar às crianças quais os valores correctos e errados – o “Bem” e o “Mal” – uma vez que a transmissão de conhecimentos e crenças mais ou menos dogmáticas é algo profundamente estranho à Filosofia com Crianças. Pretendemos, isso sim, oferecer-lhes um espaço livre onde possam testar e arriscar as suas próprias ideias e hipóteses acerca do “Bem e do Mal” dando-lhes assim os instrumentos que lhes permitam mais tarde (já adolescentes e adultos) pensando pelas suas próprias cabeças defender-se de forma crítica daqueles que lhes querem dogmatizar acerca do que é (ou deve ser) o “Bem” e o “Mal”.

O foco principal destas sessões de Diálogo Filosófico está nas intervenções das crianças e não numa pretensa “resposta correcta” que o professor julga saber e os alunos devem procurar descobrir. É cultivando e respeitando esse pensamento ao mesmo tempo autónomo e colaborativo que queremos habituar as crianças a pensarem de facto pelas suas próprias cabeças e em conjunto com os outros. Queremos ouvir as crianças e fazer com que se ouçam umas às outras. Este ouvir e ser ouvido, juntamente com o pensar de forma autónoma e crítica sobre os problemas que vão surgindo é, a nosso ver, a essencia do filosofar.

 Objectivos Específicos

Pensar sobre os conceitos de “Bem e Mal” por forma a compreender que estes não são conceitos rígidos e imutáveis mas que por vezes se moldam às circunstâncias e aos contextos. O que às vezes é bom outras vezes é mau, o que para mim é bom, para ti é mau, o que ontem foi bom hoje é mau, etc.

Para conseguirmos que as crianças pensem um pouco mais além da sua resposta inicial (mais intuitiva e imediata) perguntamos-lhes se “isso é sempre bom, ou se às vezes é mau.” Desta forma lançamos os nossos Filósofos a Brincar  numa investigação filosófica em torno da Universalidade ou Relatividade dos valores de “Bem e Mal”, um tópico filosófico que ainda está longe de obter o consenso entre os filósofos, mesmo os filósofos a sério.

 Sessão de Filosofia com Crianças no Jardim de Infância “O Barquinho”

(Grupo dos 4-5 anos)

 (Tomás) “Vamos pensar em coisas Boas e em coisas Más.”

Coisas boas – tratar bem os idosos; ser amigo dos amigos, não ferrar; emprestar os brinquedos; não se portar mal; não arranhar; ser bom para os polícias; ser amigo dos outros.

(Tomás) “E destas coisas boas, há alguma que às vezes seja má?”

Coisas boas às vezes más – “Às vezes emprestar os brinquedos é mau pois se forem pequeninos podem estragar-se.”

Coisas más – “Cuspir um ao outro.”; “Bater aos outros.”; “Prender pessoas.”; Dar um murro.”; “Arranhar.”; “Gritar à mesa.”; “Gritar aos ouvidos.”; “Tirar os brincos.”

(Tomás) “E destas coisas más, há alguma que às vezes seja boa.”

 Coisas más que às vezes são boas

“Quando não nos cospem é bom.”; “Dar um murro devagar não é mau.”; Quando os outros arranham devagar é bom.”; “Gritar ao ir para a cama é bom (não houve consenso do grupo quanto a estar resposta)”; “Gritar ao ir para a piscina é bom (aqui sim, houve consenso).”

(Tomás) “Gostaram da sessão? Foi boa?”

“Foi boa e má.”

(Tomás) “Porquê?”

“Não podia ser só má.”

Projecto: Filósofos a Brincar (pré-escolar e 1º ciclo)

Professor: Tomás Magalhães Carneiro | Grupo OFFilo – Instituto de Filosofia

Contactos: tiomas@yahoo.com | https://filosofiacritica.wordpress.com/

Instituições que recebem o projecto Filósofos a Brincar:

– Escola Infantil “A Flor” (Carvalhido, Porto)

– Jardim de Infância “O Barquinho” (Leça da Palmeira, Matosinhos)

– Associação de Solidariedade Social “De Mãos Dadas” (Rio Tinto, Porto)

Colégio Oceanus (Valadares, V.N.Gaia)

Colégio do Sardão (Oliveira do Douro, V.N.Gaia)

Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Lisboa)

– Colégio Luso-Internacional do Porto – CLIP (Porto)

Universidade Júnior do Porto (Julho e Agosto)

Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa)

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s