Filósofos a Brincar_O rio de Heraclito

“O rio de Heraclito” – Jardim de Infância “O Barquinho”

Vídeo da Sessão – Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4

Com este exercício de Diálogo Filosófico procuramos que as crianças reflictam em conjunto sobre a mudança e a permanência daquilo que existe a partir de um famoso argumento filosófico de Heraclito de Éfeso (sec. V a.c.) que nos dizia que não é possível entrarmos duas vezes no mesmo rio uma vez que a sua água não é a mesma. O nosso objectivo não é ensinar esse argumento filosófico às crianças mas procurar que cheguem por elas mesmas ao mesmo insight filosófico que Heraclito chegou há 2500 anos.

Na nossa adaptação Heraclito e Parménides tomam banho num rio e saem para almoçar. Quando Parménides depois do almoço pretende voltar ao rio Heraclito diz-lhe que isso não é possível pois “não podemos entrar duas vezes no mesmo rio.”

A compreensão desta história, e sobretudo as suas implicações filosóficas, não é de todo fácil. Com alguns grupos menos maduros pode ser necessária uma maior intervenção inicial do moderador que poderá aproveitar esse espaço em que explica a história para levantar algumas questões que motivem o Diálogo entre os alunos. O ideal é que sejam os alunos a fazê-lo, mas quando percebemos que o grupo não está a conseguir essa compreensão podemos dar uma pequena ajuda inicial. Antes disso é importante (e engraçado) ouvir as respostas das crianças acerca das razões de Heraclito para “não podermos entrar no mesmo rio duas vezes”:

Porque temos de fazer a digestão; Porque a corrente é muito forte; Porque a água está suja, etc. 

Por vezes podemos não introduzir o argumento de Heraclito e iniciar imediatamente a sessão colocando as crianças em busca de “coisas que mudam” e “coisas que não mudam” (ver sessão de continuidade). No entanto tenho vindo a reparar que ao apresentarmos às crianças os nomes curiosos de Heraclito e Parménides (e outros) estamos a incentivar a sua curiosidade por essas personagens (os filósofos) que há 2500 anos se preocuparam com mesmas as questões que nos ocupam nas nossas sessões de Filósofos a Brincar, o que é um importante factor de auto-estima para os nossos alunos.

(sessão de continuidade – Jardim de Infância “Chapéu de Palha”)

“Coisas que mudam/Coisas que não mudam” 

Sabemos que as crianças pensam o mundo de uma perspectiva bastante estática (o bom, o mau, os amigos, os inimigos, etc.), mas por outro lado têm, como todos nós a experiência de que o mundo está em constante mudança. O exercício “coisas que mudam/coisas que não mudam” é um bom pretexto para pensarmos sobre essa interessante perplexidade filosófica J

No início da sessão, ou depois de um diálogo em torno da história “O rio de Heraclito”, pedimos às crianças para elencarem:

 1) Coisas que mudam – livros; casas; as coisas que estão coladas no placard; as nuvens; os nomes – “Eu era António e agora sou Tomás”; o dia e a noite; o sol quando está chuva; etc.

 2) Coisas que não mudam as ideias; o sol (é igual atrás das nuvens que mudam); os nomes (“Eu nasci Benedita e sou Benedita.”); o espelho.

 Após as sugestões dos alunos damos voz às críticas e a perguntas dos colegas. No fim desta sessão ficámos todos com algumas dúvidas que levamos para continuar a pensar em casa com os pais. Depois de um ano a “fazerem filosofia” as dúvidas deixaram de ser um problema para estes alunos e são agora bem-vindas pois sabemos que são as dúvidas que permitem manter o pensamento vivo.

3) Não sabemos/É difícilO Placard é a tábua (se sim, não muda) ou as coisas que estão lá coladas? (estas mudam); O espelho é a coisa dura com vidro (se sim, não muda) ou é o que vemos nele (isto muda)?


 E aí em casa, o que é que muda e o que não muda?

 

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